Notícia | CaradaWeb - Careca do INSS: Anotações incriminam ex-chefe do órgão

Plantão
Brasil

Careca do INSS: Anotações incriminam ex-chefe do órgão

Publicado dia 06/05/2025 às 14h44min | Atualizado dia 19/05/2025 às 09h59min
As anotações diárias da secretária de Antunes oferecem detalhes das atividades do operador, apontado pela PF como responsável por pagar a propina das entidades

Anotações do ‘Careca do INSS’ incriminam ex-chefe do órgão

A Polícia Federal trata os 20 cadernos grandes de brochura e capa dura apreendidos no escritório de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, como as provas mais graves colhidas na primeira fase da operação Sem Desconto. As informações são da colunista Malu Gaspar. As anotações diárias da secretária de Antunes oferecem detalhes das atividades do operador, apontado pela PF como responsável por pagar a propina das entidades que fraudaram as aposentadorias para os funcionários do INSS. Entre os registros, estão “Virgilio 5%” e “Stefa 5%”, que a PF acredita se referir aos pagamentos feitos ao procurador-geral do INSS, Virgílio Oliveira Filho, e ao ex-presidente do instituto, Alessandro Stefanutto. Os dois foram afastados dos cargos pela Justiça na semana passada. Já haviam sido encontrados indícios de que Virgílio ganhou um carro de luxo  da quadrilha, mas ainda não havia evidências de repasses para Stefanutto. 

E sucedem-se os desconfortos envolvendo Wolney Queiroz, escolhido por Lula para substituir Carlos Lupi no Ministério da Previdência. Em 2021, quando era deputado pelo PDT de Pernambuco, Queiroz foi um dos cinco signatários de uma emenda que afrouxou as regras de controle sobre descontos associativos em aposentadorias e pensões, exatamente onde ocorreu a fraude. A emenda a uma Medida Provisória elevou de um para três anos o prazo de revalidação dos descontos.

Deputados e senadores da oposição pretendem protocolar hoje o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes no INSS. De acordo com os articuladores do pedido, já foram confirmadas 211 assinaturas, sendo 182 deputados e 29 senadores. Mas, para que a comissão saia do papel, é preciso que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que viaja com o presidente Lula para a Rússia, leia em plenário o requerimento. A oposição decidiu pela CPMI após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), alegar que uma CPI teria de entrar na fila atrás de outros 11 requerimentos, e apenas cinco comissões desse tipo podem funcionar simultaneamente. 

Enquanto isso... O presidente Lula formalizou a troca de Cida Gonçalves no Ministério das Mulheres por Márcia Lopes, que já tomou posse na manhã desta segunda-feira. Nos bastidores, a mudança foi atribuída a uma suposta falta de produtividade de Cida e à necessidade de Lula recuperar a popularidade com o eleitorado feminino, crucial para sua vitória em 2022. Em 2 de abril, uma pesquisa da Quaest indicou que a reprovação do presidente entre as mulheres havia superado a aprovação. 

Fonte: Cara da WEB via Globo/Meio/ Uol/CNNBrasil/ G1

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

V ENCONTEC: Convocação aos protagonistas do campo

05 de junho de 2025 às 12:22:10

Nosso tesouro maior

05 de junho de 2025 às 10:51:27

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br