Brasil
Seca já atinge quase 70% dos municípios brasileiros
Os dados da seca são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)
A mais grave estiagem em quatro décadas, que afeta 16 estados e o Distrito Federal, pode ajudar a explicar os incêndios que atingem diferente partes do país. Os dados da seca são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), considerando informações de maio a agosto desde 1981, início da série histórica. Na análise preliminar do Cemaden para este mês, 69% dos municípios (3.850 de 5.570) enfrentam algum tipo de seca, e 1.313 deles estão em situação de seca severa. A falta de chuvas é reflexo do El Niño, do ano passado, e da La Niña do Atlântico, caracterizada pelo resfriamento do oceano na costa da África, enfraquecendo o fluxo de ventos úmidos para o Brasil.
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o governo mobilize urgentemente as forças de segurança para combater os incêndios na Amazônia e no Pantanal, que podem ter origem criminosa. Ele ordenou a elaboração de um plano de combate e propôs a abertura de crédito para financiar as ações.
E uma análise do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia revelou que os focos de incêndio no interior de São Paulo geraram fumaça quase simultaneamente, sugerindo a origem criminosa e coordenada. Seis pessoas já foram presas.
Para ler com calma. “Estamos assistindo à biodiversidade do Pantanal desaparecer em cinzas”, disse ao New York Times Gustavo Figueirôa, biólogo da SOS Pantanal. Cientistas que atuam na região acreditam que o número de animais mortos, incluindo onças, possa exceder o dos incêndios que devastaram um terço do bioma em 2020, matando cerca de 17 milhões de animais.