Notícia | CaradaWeb - Eleições na Venezuela: González se proclama presidente

Plantão
Mundo

Eleições na Venezuela: González se proclama presidente

Publicado dia 06/08/2024 às 08h06min
A oposição e parte da comunidade internacional contestam os números.

Pouco mais de uma semana após o pleito presidencial, que declarou Nicolás Maduro como vencedor, o opositor Edmundo González Urrutia se autoproclamou novo presidente da Venezuela. “Vencemos esta eleição sem qualquer discussão. Agora, cabe a todos nós fazer respeitar a voz do povo. Procede-se, de imediato, à proclamação de Edmundo González Urrutia como presidente eleito da República”, diz comunicado assinado por ele e María Corina Machado, líderes da oposição, que também pedem que os militares venezuelanos se coloquem “ao lado do povo”. O ato, porém, é simbólico. A oposição e parte da comunidade internacional contestam os números e seguem pedindo a divulgação das atas eleitorais. 

Fontes da oposição venezuelana, no entanto, dizem que o comunicado “não significa a autoproclamação”, conta Janaína Figueiredo. “Se você tem um presidente eleito, que ganhou a eleição com os votos necessários [como afirma a oposição], o CNE deve proceder à proclamação”, explica. “Se estamos falando de um presidente que venceu com votos não se pode falar de um presidente autoproclamado.” 

Em visita a Santiago, o presidente Lula defendeu transparência no processo eleitoral da Venezuela. Já o presidente chileno, Gabriel Boric, que já se manifestou contra o resultado, optou por não comentar o pleito. “O respeito pela tolerância e soberania popular é o que nos move a defender a transparência dos resultados”, afirmou Lula após conversa privada com Boric. 

Mais cedo, 30 ex-presidentes da América Latina e da Espanha publicaram uma carta conjunta a Lula, pedindo que ele adote uma posição mais enfática em defesa da democracia na região. No texto, eles afirmam que a soberania popular da Venezuela foi “usurpada” e que o vencedor das eleições foi González Urrutia. Nenhum brasileiro assinou o documento. 

O antiamericanismo na esquerda virou um equivalente ao marxismo cultural do olavismo. É uma bengala a partir da qual se explica o mundo todo. Os Estados Unidos querem dominar o mundo e sugar seu petróleo. Tudo o que acontece no planeta Terra passa a ser explicado por essa premissa. O mundo não é tão simples assim. Confira o Ponto de Partida, com Pedro Doria no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=fW4LUiCuUg8

Fonte: Cara da WEB via G1/Globo/Meio/Youtube

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

A cadeirada do candidato

16 de setembro de 2024 às 15:50:33

FBI investiga nova tentativa de assassinar Trump

16 de setembro de 2024 às 14:59:59

NAV BRASIL DIVULGA CONSULTA PÚBLICA

16 de setembro de 2024 às 14:23:55

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br