Notícia | CaradaWeb - Joe Biden Presidente dos EUA é desafiado

Plantão
Mundo

Joe Biden Presidente dos EUA é desafiado

Publicado dia 23/01/2024 às 00h55min | Atualizado dia 23/01/2024 às 00h58min
O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, desafiou o presidente Joe Biden, dos Estados Unidos,

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, desafiou o presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, e reafirmou sua oposição à criação de um Estado palestino. Biden vem defendendo que esse seria o caminho após o fim da guerra em Gaza. “Não abro mão do controle total da segurança israelense de toda a área a oeste do rio Jordão — e isso é inconciliável com um Estado palestino”, disse Netanyahu em um post em hebraico no X. O pronunciamento veio apenas um dia depois de os dois terem se falado por telefone e divulgarem versões contraditórias da conversa. Biden sugeriu uma solução de dois Estados e a possibilidade de uma nação palestina desarmada, que não ameaçaria a segurança de Israel, argumentando que a criação de um Estado palestino é a única resolução viável a longo prazo e vem sendo defendida pela maioria dos presidentes americanos e líderes europeus na história recente. Grant Shapps, secretário da Defesa britânico, classificou os últimos comentários de Netanyahu como “decepcionantes”. António Guterres, secretário-geral da ONU, disse que negar a criação de um Estado ao povo palestino era “inaceitável”. 

Thomas Friedman: “Parece que o Presidente Biden disputará duas corridas este ano: uma na América contra Donald Trump, e outra em Israel, contra Benjamin Netanyahu. Talvez Trump pudesse nomear Netanyahu como seu companheiro de chapa e economizaríamos muito tempo. O apoio de Biden ao líder israelense está a lhe custar sua própria base progressista, enquanto Netanyahu escolhe agora se virar contra Biden de formas que poderão render a Trump um novo apoio por parte dos judeus americanos de direita.” 

Enquanto isso, os EUA, o Egito e o Catar devem pressionar Israel e o Hamas a aceitarem, nos próximos dias, em um encontro no Cairo, um plano abrangente que poria fim à guerra, incluiria a libertação dos reféns detidos em Gaza e conversações para o estabelecimento de um Estado para a Palestina, segundo o Wall Street Journal. O plano levaria 90 dias para ser implementado. Israel também libertaria centenas de prisioneiros palestinos, sairia das cidades de Gaza, permitiria a liberdade de movimento na faixa encerrando a vigilância de drones, e duplicaria a quantidade de ajuda que entra no território controlado pelo Hamas, que, por sua vez, teria de libertar as mulheres combatentes de Israel e devolver os corpos de reféns israelenses assassinados. 

Já o Hamas fez sua primeira manifestação oficial desde o ato terrorista de 7 de outubro. O grupo declarou, em um documento de 16 páginas, que os ataques a Israel foram um “passo necessário e uma resposta normal a todas as conspirações israelenses contra o povo palestino”. O texto, publicado em inglês e árabe, segue com o grupo afirmando de que “talvez tenham ocorrido alguns erros durante a operação” devido “ao colapso rápido da segurança israelense e do sistema militar, e ao caos nas áreas fronteiriças com Gaza”. “Se, em algum caso, civis foram tomados como alvo, ocorreu acidentalmente e no transcurso do enfrentamento com as forças de ocupação”, diz o documento. Além de demandar o fim da contraofensiva israelense, alegando que o conflito “se iniciou há 105 anos, incluindo os 30 anos de colonialismo britânico e os 75 anos de ocupação sionista”, o comunicado rejeita que qualquer outro ente internacional queira “decidir o futuro da Faixa de Gaza”. 

Em Gaza, uma investigação da CNN apontou que os militares de Israel profanaram pelo menos 16 cemitérios na sua ofensiva terrestre, deixando lápides arruinadas, solo revolvido e, em alguns casos, corpos desenterrados. As Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que a ação foi parte de uma busca pelos restos mortais de reféns apreendidos pelo Hamas durante o ataque de 7 de outubro. 

Fonte: Cara da WEB via New York Times/Wall Street Journal/CNN/Estadão/UOL/Meio

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

O tempo que passa.

29 de novembro de 2024 às 08:44:09

Carrefour se retratou

27 de novembro de 2024 às 08:29:29

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br