Notícia | CaradaWeb - Segurança pública será prioridade, diz Lewandowski

Plantão
Brasil

Segurança pública será prioridade, diz Lewandowski

Publicado dia 12/01/2024 às 10h58min
A questão da segurança pública eu entendo como uma prioridade absoluta! Lewandowski

A segurança pública será a prioridade inicial de Ricardo Lewandowski à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, que substituirá Flávio Dino, que assumirá uma vaga na Corte, teve seu nome anunciado pelo presidente Lula ontem. Ele será nomeado no próximo dia 19 e tomará posse em 1º de fevereiro. “A questão da segurança pública eu entendo como uma prioridade absoluta. Essa atenção, claro, se fará em absoluto respeito ao que diz a Constituição, no que concerne à responsabilidade compartilhada entre os entes federativos”, afirmou Lewandowski. Ele disse que dará continuidade às políticas públicas que já vinham sendo desenvolvidas e que ainda não tem nomes definidos para a pasta. Ao anunciar Lewandowski, Lula indicou que deixará a cargo do novo ministro a montagem da equipe. O secretário-executivo do ministério, Ricardo Cappelli, que era o indicado por Dino para assumir ao ministério foi elogiado pelo escolhido por Lula. “É um técnico competente, com quem tenho boa relação.” (Globo)

Cappelli usou sua conta no X para desmentir rumores de que tivesse pedido demissão. “Não pedi demissão. Vou sair de férias com a minha família e voltar para colaborar com a transição”, escreveu. Dino tentou até ontem garantir a permanência de Cappelli no cargo, mas Lewandowski deixou claro que quer montar a própria equipe. Ainda não se sabe se o secretário-executivo permanecerá no governo — ele deixou claro que não aceita ser “rebaixado” para outra função no ministério. (Poder360)

Segurança pública não é um tema novo para Lewandowski. Entre 2014 e 2016, quando esteve à frente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ele patrocinou projetos que reorganizaram o funcionamento da Execução Penal e do Judiciário, afetando a atuação de todos os profissionais do sistema, do policial militar que prende na rua até o juiz que mantém ou não a prisão e a do carcereiro que conduz até a cela. (Estadão)

Ao se aposentar do Supremo, Lewandowski virou o principal nome da J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, na maior disputa societária do país. Agora, terá de abrir mão dessa posição. Uma semana após deixar a Corte, em maio passado, ele foi contratado pela J&F como consultor sênior na disputa da Eldorado Papel e Celulose contra a Paper Excellence. Um total de R$ 15 bilhões estão em disputa. O caso começou em 2017, quando a J&F vendeu ativos para quitar o acordo de leniência firmado com o Ministério Público Federal no âmbito da Lava Jato. Um deles foi a Eldorado. A J&F diz que a Paper não exibiu as garantias para fechar o negócio. Já a Paper afirma que os irmãos Batista criam entraves para a conclusão da venda. O caso tramita na Justiça de São Paulo desde então. 

Fonte: cara da WEB via Meio/UOL

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

E agora, que estás esperando?

03 de setembro de 2024 às 10:57:57

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br