Notícia | CaradaWeb - Senhor do Bonfim - BA: Terra do bom começo ou do bom comércio?

Plantão
Opinião

Senhor do Bonfim - BA: Terra do bom começo ou do bom comércio?

Publicado dia 19/02/2022 às 16h30min | Atualizado dia 21/02/2022 às 04h24min
A consagração dessa imagem de sertão foi defendida por Rui Barbosa em conferência em Senhor do Bonfim durante sua Campanha Civilista, em 1906.

Na cidade de Senhor do Bonfim no centro norte baiano na quinta-feira dia 10/02 do corrente,a gestão municipal inaugurou letreiros com os dizeres  “Eu ♥ Sr. do Bonfim – A Terra do Bom Comércio”.  A princípio à expressão " terra do bom comércio" foi atribuido um erro de confecção do letreiro, porém após confirmado que a expressão era essa mesma, a ação  passou a ser questionada pelo fato de tocar na expressão " Bonfim terra do bom começo" cunhada por que Ruy Barbosa quando em visita à nossa cidade há tempos atrás, muitos ainda consideraram um desrespeito com o Àguia de Haia.

Segundo Valter Gomes Santos de Oliveira ( UNEB, Departamento de Ciências Humanas (DCH IV). Jacobina, BA, Brasil) em seu artigo "Vivemos identificados com a civilização, dentro da civilização": autoimagens urbanas nos sertões da Bahia Ruy Barbosa ao proferir a expressão em questão, que diga-se de passagem é apenas parte de uma expressão maior como veremos abaixo,  defendia uma imagem de sertão diferente da propagada na época pelo livro "  Os sertões " de Euclides da Cunha por exemplo,  Senhor do Bonfim  à época representava um  "lugar da aurora de uma nova era no sertão, marcada pelo ordenamento de seu espaço urbano e instauração de programas de civilização dos costumes de seu povo".  Confira:

A consagração dessa imagem de sertão foi defendida por Rui Barbosa em conferência em Senhor do Bonfim durante sua Campanha Civilista, em 1906. Trinta e três anos depois, em edição onde se destaca a presença do interventor federal Landulpho Alves e comitiva para a inauguração da 1ª Exposição Regional de Caprinos e Ovinos, o Correio do Bomfim conta que aqueles foram dois dias de festa na cidade pela visita do "maior dos brasileiros" . Rui foi efusivamente recepcionado na estação de trem por numerosa multidão vinda de diversos municípios da região. "O maior gênio da raça" chegou ali com sua comitiva como "um cortejo de luz condigno de acompanhar um sol de imensa grandeza". Em sua apreciada conferência, Rui Barbosa consagrou a presença dos sertanejos naquela que chamou de "capital dos estados geraes do sertão". Segundo o jornal, nas palavras daquele "excelso" homem público, "Bomfim era a Terra do Bom Começo - e que o bom começar era meio caminho andado para o bem acabar". Como consta na dita matéria, tais palavras soaram na época como uma verdadeira profecia saindo dos lábios daquele que pregou "o evangelho das liberdades democráticas".

 

A cidade de Senhor do Bonfim tem se destacado  em diversos momentos da História do sertão, foi caminho e descanso para os debravadores dos  em busca de ouro e pedras preciosas, para aqueles que introduziram a criação de gado no sertão baiano da época e muitos outros homens e mulheres que ajudaram a construir a nossa história, foi a primeira cidade a reconhecer a instauração da Republica dentre outros fatos,  e o comércio esteve sempre presente, porém, como posto acima, o que levou Ruy Barbosa a proferir a expressão em questão foram elementos para além do comércio como o ordenamento do seu espaço urbano e instauração de programas de civilização dos costumes de seu povo,  trata-se de uma questão de mudança de paradigma de uma época, de identidade, avanço socio cultural. Estava alí presente a proposta de uma mudança da imagem do sertão e Senhor do Bonfim representava isso ,  e isso sim, conforme posto acima, motivou Ruy Barbosa a proferir a expressão fonte dessa matéria avalizando com todo o seu respaldo a mudança que Bonfim representava. 

É conhecida a importância do comércio no desenvolvimento não só de Senhor do Bonfim bem como  de um numeroso número de cidades senão em todas, sabemos que a cidade tem um bom comércio isso é inegável, é compreensível o interesse da gestão em fortalecer o comércio local que também tem sofrido com a situação pandêmica a qual vivemos, sabemos a forma como foi conduzida a campanha eleitoral do atual prefeito no que se refere ao trato com o comércio. Porém devemos lembrar que os letreiros tratados nessa matéria são uma manifestação oficial que toca na identidade do município além de tocar em uma expressão que, como exposto acima, tem todo um contexto histórico para além do comércio. Uma referência em uma ação de uma secretaria específica, ou orgão ligado ao empreendoriso e comércio talvez tivesse outro significado, porém da forma que foi apresentado, o letreiro , por mais que Senhor do Bonfim tenha um bom comércio, troca uma expressão que evidencia elementos (para além do comércio) que fazem da cidade um divisor de águas no cenário sertanejo baiano por outra que evidencia apenas o comércio. 

Fica o convite à reflexão e/ou ação por parte tanto da gestão bem como dos geridos.

Wagner Rosa

Pedagogo -Licenciado em Docência e Processos Educacionais pela Universidade do estado da Bahia - UNEB

Servidor no Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia - IFbaiano

 

 

 

 

 

Fonte: A Cara da WEB/IBGE Cidades/ScieloBrasil

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos

19 de setembro de 2024 às 13:05:58

Uma razão para viver

18 de setembro de 2024 às 09:12:18

Datena diz que repetiria o gesto

17 de setembro de 2024 às 10:43:05

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br