Notícia | CaradaWeb - Dia do Papiloscopista e da Mamografia

Plantão
É Hoje!

Dia do Papiloscopista e da Mamografia

Publicado dia 05/02/2022 às 07h25min | Atualizado dia 05/02/2022 às 07h40min
No dia 05 de fevereiro se comemora o Dia Mundial do Papiloscopista e o Dia Nacional da Mamografia
05 de fevereiro é o 36º dia do ano no calendário gregoriano, estamos na 5ª semana de 2022, 3º milênio século XXI. Faltam 329 dias para acabar o ano ( 330 em anos bissextos).
 
 A lua de hoje está 22,24% visível e está crescendo. Faltam 3 dias para a fase Quarto Crescente.
Fase atual: Lua crescente
Distância da Lua à Terra: 390,523,63km
Idade da Lua: 4,62 dias
Proxima fase da lua: Quarto crescente
 
Previsão do tempo para Senhor do Bonfim hoje:
Tempo: chuva
Temperatura: 30º/20º  com sensação térmica de 21.8ºC
Umidade: 84%
Possibilidade de chuva: 44%
Velocidade do vento: 6.6Km/h
Índice de qualidade do ar: 14
 
Dia do Papiloscopista
 
 
 O dia do datiloscopista brasileiro é comemorado em 5 de fevereiro. É assim desde 1963, quando a data foi instituída através do decreto nº 52.871, de 20 de novembro, pelo então presidente João Goulart.
 
A escolha da data resulta do aniversário da publicação do decreto nº 4.764, de 5 de fevereiro de 1903, em cujo documento foi instituído o sistema datiloscópico no Brasil.
 
Datiloscopista, ou Papiloscopista (como passou a ser chamado no Brasil), é o nome do profissional especializado em impressões digitais, e não só.
 
Através da coleta e armazenamento das papilas dérmicas (saliências presentes na pele: além das impressões digitais, nas palmas das mãos, nas plantas dos pés e nos poros da pele), esse profissional consegue comprovar a identidade das pessoas. Essa função é muito importante na expedição de documentos, além de ser essencial em investigações médicas, antropológicas e criminais.
 
A profissão foi introduzida no Brasil por José Félix Alves Pacheco (1879-1935). Jornalista, tradutor, poeta e político piauiense, ele defendeu o método de identificação datiloscópica até que fundou o primeiro Gabinete de Identificação e Estatística da Polícia do Distrito Federal.
 
Mais tarde, e em sua homenagem, esse gabinete recebeu o seu nome, passando a ser chamado de Instituto de Identificação Félix Pacheco.
 
Dia Nacional da Mamografia
 
No próximo dia 05 comemora-se o Dia Nacional da Mamografia. Segundo Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% das mulheres brasileiras, de 50 a 69 anos de idade, não fazem mamografia. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, no Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas devido ao diagnóstico tardio.
 
Como evitar
 
Não é nenhum segredo que amamentação, boa alimentação, prática de exercícios e controle da massa corporal reduz o risco de câncer de mama. Porém, deve-se destacar a importância do autoexame e dos exames de rastreio, conforme orientação médica, a fim de uma possível detecção precoce das alterações mamárias de maior risco.
 
Apesar de todas as informações, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% das mulheres brasileiras, de 50 a 69 anos de idade, não fazem mamografia, faixa etária prioritária para o exame preventivo.
 
O câncer de mama é mais comum a partir dos 50 anos e, à medida que a idade avança, torna-se maior o risco de desenvolver a doença. No entanto, o especialista alerta que mulheres com histórico familiar, independentemente da idade, são mais suscetíveis a desenvolvê-lo.
 
mamografia tomográfica permite detectar câncer mais facilmente
mamografia tomográfica permite detectar câncer mais facilmente
 
“Mulheres a partir dos 40 anos podem fazer mamografia uma vez ao ano. Porém, o Ministério da Saúde, recomenda, de um modo geral, que esta prática se inicie a partir dos 50 anos. Caso tenham algum parente próximo com câncer de mama, exista algum nódulo ou suspeita de doença, o início da investigação deve ser antecipado. A ultrassonografia pode ser indicada como exame complementar, assim como há indicações específicas para o rastreamento com ressonância nuclear magnética. As mulheres com fatores de risco devem ter atenção especial e não postergar a procura de uma orientação especializada”.
 
No entanto, ainda que não existam asos na família, a pessoa pode adquirir a doença, sobretudo, se estiverem presentes alguns fatores de risco tais como: obesidade, tabagismo, ingestão regular de álcool, primeira menstruação em uma idade precoce, menopausa após os 50 anos, primeira gravidez após os 30 anos, ausência de gravidez, a própria predisposição genética, entre outros.
 
 GESTANTE PODE FAZER O EXAME?
 
No período da gestação, a mamografia deve ser evitada em mulheres que não apresentam nenhum sintoma nas mamas. No entanto, em casos de suspeita do surgimento da doença na gestação, o exame indicado é o ultrassom devido a maior segurança e conforto para a paciente.
 
Fonte: calendarr Brasil/ wikipédia/AccuWeather/criogenese

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Uma razão para viver

18 de setembro de 2024 às 09:12:18

Datena diz que repetiria o gesto

17 de setembro de 2024 às 10:43:05

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br