Policial
PMs se abrigam em muro de creche durante troca de tiros com bandidos em Manguinhos, na Zona Norte
Não havia crianças no local, que está em processo de planejamento e organização para o início do ano letivo
PMs se abrigam em muro de creche durante troca de tiros com bandidos em Manguinhos, na Zona Norte
Não havia crianças no local, que está em processo de planejamento e organização para o início do ano letivo. Testemunha diz não ser a 1ª vez que os policiais se protegem no muro da unidade de ensino.
Fotos publicadas em redes sociais, registradas na manhã desta quinta-feira (7), mostram policiais militares armados no portão de uma creche na comunidade de Manguinhos, na Zona Norte. Os PMs fazem mira e buscam proteção no muro da unidade de ensino.
Uma testemunha contou ao G1 não ter sido a 1ª vez que policiais buscam se abrigar próximo ao prédio do Espaço de Desenvolvimento Infantil Doutor Domingos Arthur Machado Filho. Segundo essa mesma pessoa, que pediu para não ser identificada, desde abril do ano passado houve pelo menos três oportunidades em que agentes trocaram tiros com criminosos daquele ponto.
No momento do tiroteio desta quinta, entretanto, não havia crianças na creche, que está em processo de planejamento e organização para início do ano letivo. Mas a testemunha afirma que não é sempre assim.
Em dois dos casos, disse, a unidade de ensino estava em aulas e, inclusive, havia crianças do lado de fora do prédio. Conforme o relato, os policiais permaneceram no local por pelo menos meia hora e os tiros pareciam com bombas. Muito alto, perturbador, contou.
De acordo com a corporação, próximo à comunidade do Mandela, ao efetuar o deslocamento para checar à ocorrência, os militares utilizaram técnicas policiais para proteção de suas vidas e das vidas dos passantes, protegendo-se de uma possível linha de tiro e não se expondo aos marginais.
A PM ressaltou que tais medidas são utilizadas em casos de estrita necessidade operacional e que não havia cidadãos próximos ao grupamento policial.