Notícia | CaradaWeb - Enchentes: Como proceder em caso de contato com a água contaminada

Plantão
Saúde

Enchentes: Como proceder em caso de contato com a água contaminada

Publicado dia 24/01/2024 às 22h13min
Dr Mário Sérgio explica os riscos e como proceder em casos de enchentes para preservar a saúde

As chuvas, em nossa região, aumentam os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra, como tem acontecido, por exemplo, em Ilhéus - BA. Além de enfermidades causadas pelo contato com a água contaminada - veja, abaixo, 5 dicas preventivas:
Nunca consuma alimentos que tenham tido contato com a água da inundação ou lama, incluindo embalados e enlatados.
Procure beber sempre água potável, que não tenha tido contato com a enchente – o ideal é usá-la também no preparo dos alimentos, especialmente das crianças menores de um ano. Para garantir que a água é segura para consumo, ferva-a por ao menos um minuto, ou adicione duas gotas de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5% (água sanitária) para cada litro de água.
Se a casa foi atingida pela enchente, o ideal é usar luvas, botas de borracha ou outro tipo de proteção na hora de limpar, como sacos plásticos duplos, para as pernas e os braços.
Para a limpeza do chão, procure utilizar produtos à base de hipoclorito de sódio, como água sanitária. O que não puder ser recuperado deve ser descartado.
A lama que permanecer nos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos deve ser removida com escova ou vassoura, sabão e água limpa. a leptospirose é um dos principais problemas de saúde decorrentes das enchentes. A leptospirose é uma doença  causada por uma bactéria encontrada na urina do rato, e que pode entrar pela pele humana. Os principais sintomas da leptospirose são dores pelo corpo – principalmente nas panturrilhas – febre, icterícia (coloração amarelada na pele e nos olhos) e dor de cabeça. O período de incubação da leptospirose pode chegar a até 30 dias, mas normalmente os sintomas se manifestam entre sete e 14 dias após a exposição ao risco. O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue e o tratamento é feito com antibióticos e medidas de suporte clínico. Muitas vezes, é necessária a internação hospitalar. (Dr Mário Sérgio é Médico e Educador Popular em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz)

Fonte: Cara da WEB

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br