Notícia | CaradaWeb - Emendas Pix turbinam reeleições

Plantão
Política

Emendas Pix turbinam reeleições

Publicado dia 09/10/2024 às 07h02min
As emendas Pix estão na mira do Supremo Tribunal Federal (STF), que exige mais transparência por parte do Legislativo.

Emendas Pix turbinam reeleições

Quem ainda não entendeu o apego dos políticos às chamadas emendas Pix – quando o dinheiro vai direto para o caixa dos municípios – deve olhar o resultado das eleições de domingo. Das 174 cidades que, segundo dados da Controladoria-Geral da União (CGU), mais receberam esse tipo de recurso, 94% reelegeram seus prefeitos ou deram a vitória aos candidatos apoiados por eles. A taxa de reeleição nessas localidades ficou bem acima da média nacional de 81,4% registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já é recorde. As emendas Pix estão na mira do Supremo Tribunal Federal (STF), que exige mais transparência por parte do Legislativo. 

Com menos de 30% dos votos paulistanos no primeiro turno, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) já começou a cortejar os eleitores de Pablo Marçal (PRTB) para a segunda rodada de votação, no próximo dia 27. O ex-coach ficou de fora do segundo turno, mas abocanhou 28,14% dos votos. “Temos um perfil muito semelhante ao que esses eleitores [de Marçal] entendem da política”, disse. Mas Nunes não vai pedir apoio ao influenciador. A decisão foi tomada em reunião do candidato com integrantes da campanha, pois qualquer gesto de aproximação seria malvisto, conta Gerson Camarotti. Marçal, por sua vez, deixou aberta a porta para apoiar o emedebista, caso este se comprometa com algumas de suas propostas. 

Para o cientista político Antonio Lavareda, apesar da série de processos na Justiça, Marçal se consolida como uma liderança à direita. “Ele é um rebelde nesse campo que, de certa forma, autonomizou-se”, afirma, acrescentando que a votação expressiva é um recado de um eleitorado que busca mudança. 

Reeleito com 78% dos votos válidos no primeiro turno, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), disse que a centro-esquerda precisa ter uma melhor preparação para as disputas eleitorais. “Nos grandes conflitos ideológicos de esquerda e direita, há questões que são valorosas para os dois campos, mas que, na prática, não são a essência das demandas do dia a dia de uma cidade.” 

Já o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, minimizou as derrotas da esquerda e citou como positivo os resultados de partidos que compõem a “frente ampla” do governo Lula. PSD, MDB, PP e União Brasil, que compõem o centrão, conquistaram mais da metade das prefeituras do país. O PT ficou em nono. “Acreditamos que, no segundo turno, essas lideranças que compõem essa frente ampla do presidente Lula têm todas as condições de derrotar as lideranças de extrema direita.” 

Ninguém me ama. Em todo o país, mais de 1,6 mil candidatos a vereador não receberam sequer um mísero voto. Ou seja, nem o próprio. 

Eliane Cantanhêde: “Gilberto Kassab foi decisivo para levar o PSD ao primeiro lugar nas eleições municipais até aqui, vencendo em 888 cidades, 201 delas em São Paulo, órfão do PSDB. E o governador Tarcísio de Freitas jogou um bolão na capital, burilando sua imagem como político, e um político leal. A estratégia de Kassab vai de vento em popa: ocupar o vácuo do centro, fazer o PSD encarnar o falecido PSDB e reconstruir a persona política de Tarcísio como tucano, pronto para a eleição presidencial.” 

 

Fonte: Cara da WEB via Globo/Meio/Poder360/G1/Metrópoles/Estadão/Folha/UOL/

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Emendas Pix turbinam reeleições

09 de outubro de 2024 às 07:02:25

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br