Notícia | CaradaWeb - Moro detalha projeto de lei com foco em combate à corrupção, ao crime organizado...

Plantão
Política

Moro detalha projeto de lei com foco em combate à corrupção, ao crime organizado...

Publicado dia 24/11/2018 às 09h31min
Proposta será apresentada no início do ano, segundo o futuro ministro da Justiça. Sérgio Moro participou de evento sobre corrupção na FGV, no Rio de Janeiro.

Moro detalha projeto de lei com foco em combate à corrupção, ao crime organizado e a crimes violentos

Proposta será apresentada no início do ano, segundo o futuro ministro da Justiça. Sérgio Moro participou de evento sobre corrupção na FGV, no Rio de Janeiro.

O futuro ministro da Justiça e da Segurança, Sérgio Moro, detalhou nesta sexta-feira (23) um projeto de lei que pretende apresentar logo que assumir o cargo. Os alvos serão "os grandes crimes de corrupção", o crime organizado e os crimes violentos, segundo o ex-juiz da Lava Jato.

"A ideia é primeiro, apresentar um projeto de lei contra a corrupção, especialmente os crimes de grande corrupção, contra o crime organizado e contra crimes violentos. Já o início da próxima gestão, logo após a nova legislatura", declarou Moro, durante evento organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com participação de delegados da Polícia Federal, ex-integrantes da Lava Jato e representantes de entidades que atuam no combate à corrupção.

Moro citou alguns pontos que considera que devem ser alterados pelo Legislativo:

 

  • proibir a progressão de regime a presos que mantêm vínculos com organizações criminosas;
  • incentivar o modelo de forças-tarefas, como a que foi utilizada no período da Lava Jato (considera o modelo interessante quando há falta de recursos);
  • deixar mais clara a diferença entre caixa 2 e e crimes como lavagem de dinheiro e corrupção.

 

"Nós esperamos apresentar um bom projeto com o qual o parlamento possa realizar um bom trabalho", declarou Moro.

O futuro ministro também disse, ao assumir, que pretende alterar as regras de prescrição de crimes, regular e limitar as comunicações de presos e fazer com que órgãos de controle atuem com mais independência.

"Não tenho a pretensão, e falo isso com absoluta honestidade, de resolver esses problemas no curto espaço de tempo. Mas é importante sim iniciar um ciclo virtuoso. Começar a avançar e não ficar sempre no retrocesso", disse o ex-juiz.

Sobre a nova função, Moro disse que será uma "oportunidade para fazer um trabalho diferente".

Não mais, evidentemente, como juiz. Mas um trabalho dentro do Ministério da Justiça e da Segurança Pública e propor políticas públicas. Como eu disse, o desafio é grande, mas é uma oportunidade que não poderia ser recusada. 

Abate' de criminosos com fuzil

 

Mais cedo, Moro falou sobre a declaração do governador eleito do Rio, Wilson Witzel, de "abater" criminosos que estiverem portando um fuzil. Juntos, os dois participaram de uma comemoração do bicentenário da Universidade de Harvard.

Questionado sobre a informação de que policiais snipers teriam carta branca para atirar na cabeça de quem estiver armado com fuzis, ele disse: "Não parece que a proposta seja essa. Nem existe uma lei com esse nome".

Wilson Witzel não deu entrevista. Na quinta-feira, durante uma entrevista coletiva em que anunciou novos nomes para o futuro governo, ele falou, sorrindo: "Guarda o fuzil para não perder a cabeça".

 

 

Fonte: g1.globo

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Emendas Pix turbinam reeleições

09 de outubro de 2024 às 07:02:25

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br