Notícia | CaradaWeb - Tropicana: Entenda a musica de Alceu valença

Plantão
Música

Tropicana: Entenda a musica de Alceu valença

Publicado dia 10/12/2021 às 04h36min | Atualizado dia 10/12/2021 às 04h38min
A música Tropicana, mais conhecida pelo público como Morena Tropicana, foi lançada nos anos 80

Com a cara, a cor e o sabor do Nordeste, Morena Tropicana é uma das produções mais bonitas da cultura brasileira e traz um significado muito especial para a região. Ouvi-la é sentir um gostinho dessa parte do país que está sempre iluminada pelo Sol e pela arte.

Alceu Valença
Créditos: Divulgação

É claro que uma composição de Alceu Valença, um verdadeiro ícone da música nordestina, só poderia ser super encantadora e envolvente. Não é à toa que ela é uma das mais ouvidas do artista.

Se você ficou curioso para saber mais sobre Morena Tropicanadescubra o seu significado na nossa análise da letra. Depois, vai ser só sair cantando Morena tropicana, eu quero teu sabor, oi, oi, oi, oi…

O significado de Morena Tropicana

A música Tropicana, mais conhecida pelo público como Morena Tropicana, foi lançada nos anos 80, mas continua entre as melhores de Alceu Valença.

Com certeza, você sabe cantar pelo menos um trechinho de cor. Mas, no meio dessa cantoria, você já se perguntou o que será que o cantor quis dizer com essa letra? 

Logo na primeira estrofe, várias frutas típicas do Nordeste são citadas pelo eu lírico. Todas com o seu significado próprio.

Da manga rosa quero gosto e o sumo
Melão maduro, sapoti, juá
Jaboticaba, teu olhar noturno
Beijo travoso de umbu-cajá

Muitos acreditam que, pelo teor sensual e erótico da canção, esses alimentos estão relacionadas a cores e texturas de cada uma das partes do corpo feminino. Você consegue imaginar quais são elas?

A primeira delas é uma manga de boa qualidade, com casca rosada, que produz um sumo bem nutritivo. Embora não seja nativa do Brasil, ela é bastante cultivada por aqui. 

Manga rosa
Créditos: Divulgação

O melão também não se originou no país, mas é muito comum aqui. Pensando na referência da mulher, é comum encontrarmos várias metáforas, nas artes em geral, que comparam essas duas frutas com os seios. 

O sapoti e o juá são bem comuns na região da caatinga. Ambos têm um sabor bem doce e também podem ser associados ao gosto dessa musa inspiradora. 

A jabuticaba é a imagem escolhida pelo cantor para os olhos escuros da Morena Tropicana. Já o umbu nos traz a imagem de um beijo travoso, que significa adstringente, com um sabor parecido com o gosto desse fruto. 

Umbu
Umbu / Créditos: Divulgação

Por fim, o cajá é aquele que dá no cajazeiro, árvore que ocupa grande parte do território do Nordeste. Como tem uma polpa suculenta, a sensualidade e a erotização continuam presentes na descrição que Alceu faz do corpo feminino. 

Pele macia, ai, carne de caju
Saliva doce, doce mel, mel de uruçu

Nesse trecho, temos a expressão carne de caju, que é muito comumente usada para se referir à polpa da fruta.

Se pensarmos na figura do corpo da morena, é possível interpretar que a sua pele lembra a textura da fruta, que é fibrosa e macia. 

Caju
Créditos: Divulgação

Além disso, temos também um inseto muito encontrado no litoral brasileiro: a abelha uruçu. O seu mel, que é doce e um pouco cítrico, pode se referir à saliva dessa moça. 

Linda morena, fruta de vez temporana
Caldo de cana caiana, vem me desfrutar!

Na linguagem popular, a “fruta de vez” é aquela que ainda não está madura e pronta para ser consumida, e o adjetivo “temporana” quer dizer fora de época. Nesse sentido, é possível interpretar que o cantor estava se referindo a uma mulher jovem. 

A expressão “fruta de vez temporana” também pode ser lida como “fruta de temporão”, que é a fruta que nasce fora da temporada normal daquela espécie.

Ainda pode ser associada com a expressão “filho/a temporão”, que é aquele que nasce muitos anos depois dos irmãos, quando os pais já são mais velhos. 

Cana caiana
Cana caiana / Créditos: Divulgação

Ao final da estrofe, ele convida a moça para ficar com ele. Nesse momento, o personagem cita o caldo da cana caiana, um tipo de cana-de-açúcar, também muito conhecida por seu sabor adocicado. 

Morena tropicana, eu quero teu sabor
Ai, ai, iô, iô
Morena tropicana, eu quero teu sabor
Ai, ai, ai, ai

Você concorda que essa estrofe é perfeita para dedicar à mulher amada, independente do seu tom de pele ou da cor do cabelo? ????

Um dos refrões mais famosos da música brasileira foi escrito para reforçar o convite feito nos versos anteriores. E se tornou uma das frases mais icônicas de Alceu Valença

Alceu Valença
Créditos: Divulgação

Muito mais que uma música romântica e de exaltação à beleza feminina, essa canção também é uma verdadeira homenagem ao Nordeste e às suas riquezas naturais.

Ao associar a região com uma pessoa digna de devoção, o cantor confirma a sua maior fonte de inspiração artística: o território nordestino. 

A composição de Morena Tropicana

Em 1982, Tropicana foi lançada no álbum Cavalo de PauMuito se engana quem pensa que a canção foi escrita em uma praia do Nordeste, embaixo de um coqueiro e teve como musa inspiradora uma morena. 

Capa do álbum Cavalo de Pau, de Alceu Valença
Capa do álbum Cavalo de Pau / Créditos: Divulgação

Na verdade, a composição, feita por Alceu Valença em parceria com Vicente Barreto, foi escrita em São Paulo, em meio ao concreto da cidade grande. Mais precisamente, em um hotel perto da Praça Roosevelt.

E, pasmem: a namorada do cantor era loira e não tinha nada a ver com a moça da letra. Será que ela ficou com ciúmes?

Barreto foi ao encontro de Alceu para lhe mostrar uma melodia que havia composto. Na mesma hora, o cantor começou a escrever os versos com as palavras que lhe vinham à cabeça, acompanhando os acordes que ouvia.

De acordo com o pernambucano, a música estava pronta em apenas 5 minutos! ???? Coisa de artista em sintonia com a sua criatividade, não é mesmo?

 

Fonte: https://m.letras.mus.br/blog

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos

19 de setembro de 2024 às 13:05:58

Uma razão para viver

18 de setembro de 2024 às 09:12:18

Datena diz que repetiria o gesto

17 de setembro de 2024 às 10:43:05

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br