Meio Ambiente
Desastre de Mariana: Ninguém é Culpado
O Tribunal Regional Federal da 6ª Região, em Minas Gerais, absolveu a Samarco, a BHP e a Vale pelo rompimento da Barragem
Ninguém é culpado pelo desastre de Mariana, a maior tragédia ambiental do país, que matou 19 pessoas, derramou 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos, destruiu comunidades e contaminou o Rio Doce e afluentes. O Tribunal Regional Federal da 6ª Região, em Minas Gerais, absolveu a Samarco, a BHP e a Vale pelo rompimento da Barragem de Fundão, há nove anos. A justificativa foi “ausência de provas suficientes para estabelecer a responsabilidade criminal” de cada réu, diz a decisão.
E as engentes no Vale do Taquari (RS) já completaram seis meses, com 27 pessoas ainda desaparecidas. As buscas enfrentam desafios como entulhos e sedimentos acumulados nas áreas atingidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes utilizam cães farejadores e revezam-se devido à redução de pessoal. O clima mais quente, porém, ajuda na retirada dos sedimentos em áreas prioritárias. Há desaparecidos em 16 municípios do estado.