Notícia | CaradaWeb - Dia 12 de setembro: Dia Nacional da recreação

Plantão
Educação

Dia 12 de setembro: Dia Nacional da recreação

Publicado dia 12/09/2021 às 09h34min | Atualizado dia 12/09/2021 às 11h05min
No dia 12 de setembro é comemorado o dia nacional da recreação

12 de setembro é o 255.º dia 36ª semana do ano no calendário gregoriano (256.º em anos bissextos). Faltam 110 para acabar o ano.

lua em quarto crescente

Dia Nacional da Recreação

12 de Setembro

A recreação acompanha o ser humano desde sua origem. Iniciou-se na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, aspectos religiosos e até mesmo a habitação de uma nova caverna.

Em 1774, na Alemanha Froebel criou os chamados ?jardins da infância? onde as crianças brincavam na terra. Nos EUA este movimento iniciou em 1885 com a criação de jardins de areia pra as crianças se recrearem.

Aqui no Brasil, a criação de praças públicas com o intuito de propiciar lazer e diversão iniciou-se em 1927 e desde então, não parou de crescer o investimento em questões lúdicas.

Em pouco tempo, surgiram os Playgrounds que passaram a ser chamados de pátios de recreio e assim, o brincar tornou-se coisa séria!

A recreação pode ser classificada como um tipo de lazer, ela contribui de forma positiva na formação intelectual, emocional e cognitiva.

Para a criança a recreação é fundamental por permitir que ela brinque, socialize e se desenvolva de forma lúdica e prazerosa. Quanto aos adultos, a recreação tem o papel de compensação, onde o homem busca através dela suprir necessidades físicas e psicológicas.

Recreação é uma atividade de lazer. A necessidade de fazer algo para o lazer é um elemento essencial da biologia humana e psicologia. Atividades recreativas são muitas vezes feito por prazer, diversão ou lazer e são considerados como sendo ” divertimento “.

O termo recreação parece ter sido usado em Inglês pela primeira vez no final do século 14, pela primeira vez no sentido de “refresco ou a cura de uma pessoa doente”, e deriva do francês antigo, por sua vez do latim ( re : “novamente ” creare : “para criar, produzir, gerar).

Os seres humanos gastam seu tempo em atividades da vida diária, trabalho, sono, deveres sociais e de lazer, o último momento livre de compromissos anteriores para as necessidades fisiológicas ou sociais, um pré-requisito de recreação. Lazer aumentou com o aumento da longevidade e, para muitos, com diminuição de horas gastas para a sobrevivência física e econômica, mas outros argumentam que a pressão do tempo aumentou para pessoas modernas, como eles estão empenhados em muitas tarefas. Outros fatores que representam um papel crescente de recreação são afluência, as tendências demográficas e o aumento da comercialização de ofertas recreativas.

Apesar de uma percepção é de que o lazer é apenas “tempo livre”, o tempo não consumido pelas necessidades da vida, outro afirma que o lazer é uma força que permite aos indivíduos a considerar e refletir sobre os valores e realidades que são perdidas nas atividades da vida diária, sendo, portanto, um elemento essencial do desenvolvimento pessoal e da civilização. Esta direção do pensamento sequer foi estendido para a visão de que o lazer é o objetivo do trabalho, e uma recompensa em si, e “vida lazer” reflete os valores e caráter de uma nação. Lazer é considerado um direito humano sob a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Nas últimas décadas, instituições como creches, jardins de infância e pré-escolas, que durante muito tempo foram consideradas apenas locais para deixar as crianças ou, no máximo, para brincar, têm seu papel educativo cada vez mais reconhecido.

Inúmeras experiências mostram que, mesmo creches que atendem crianças de origem mais humilde, se estimularem a aprendizagem da língua escrita ? usando recursos como a literatura infantil, a redação de histórias criadas pelas crianças, rotinas de “chamada” e brincadeiras com a escrita dos nomes de cada uma delas ? são capazes de alfabetizar, em quase todos os casos, essas crianças, e isso antes mesmo que ingressem na primeira série (ou no primeiro ciclo).

Muitas pesquisas recentes em psicologia e pedagogia demonstram que, quando se criam ambientes altamente estimulantes, as crianças pequenas, com menos de 6 anos, desenvolvem sua inteligência de forma surpreendente. Isso porque têm uma enorme sede de escutar, de olhar, de explorar, de imitar e, principalmente, uma enorme capacidade de aprender. Isso é válido para atividades e áreas tão diversas quanto música, linguagem escrita, línguas estrangeiras, matemática, artes marciais e capoeira. Aos educadores cabe a tarefa de criar ambientes educativos cada vez mais ricos e desafiadores para que essa capacidade de aprendizado das crianças seja devidamente explorada.

 

 

Fonte: Portal são francisco/wikipédia

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos

19 de setembro de 2024 às 13:05:58

Uma razão para viver

18 de setembro de 2024 às 09:12:18

Datena diz que repetiria o gesto

17 de setembro de 2024 às 10:43:05

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br