Notícia | CaradaWeb - Dia 27 de julho: Dia do Motociclista

Plantão
Educação

Dia 27 de julho: Dia do Motociclista

Publicado dia 27/07/2021 às 01h42min | Atualizado dia 27/07/2021 às 10h35min
Uma moto não acrescentará dias à sua vida, mas acrescentará vida aos seus dias.

27 de julho é o 208.º dia do ano no calendário gregoriano (209.º em anos bissextos). Faltam 157 para acabar o ano.

Dia Nacional do Motociclista é comemorado em 27 de julho.

A data celebra todos os que, seja profissionalmente ou por hobbie, pilotam motocicletas.

Conhecido popularmente como motoqueiro, o motociclista não apenas pilota motos, mas também vivencia o que é conhecido como "cultura da motocicleta".

dia do motociclista

Inclusive, os motociclistas contam com uma Associação que orienta e organiza reuniões e demais eventos para os apaixonados por motos - Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM).

Origem do Dia do Motociclista

A data surgiu a partir de uma tentativa da Associação Brasileira de Motociclistas de estipular um dia comemorativo oficial para os motoqueiros.

Em 27 de Julho de 1974, morria o motociclista e mecânico da Honda Marcus Bernardi, que era bastante querido por todos. Por sugestão de Rogério Gonçalves - proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba, São Paulo - o deputado Alcides Franciscatto, em 1984, propôs que o Dia do Motociclista fosse comemorado em 27 de julho, em homenagem ao ex-mecânico.

A ABRAM acabou por escolher esta data, entre todas as outras, como a oficial da Associação.

Em Senhor do Bonfim Centro norte Baiano o Clube de Motociclistas Lobos Solitários realizará um paceio motociclistico pelas ruas da cidade  em homenagem a esse dia. O ponto de encontro será No posto Santana às 18:00.

 

Oração do Motociclista

"Senhor cada vez que subo numa moto sinto a liberdade e ao mesmo tempo tenho medo de encontrar-Te num destes caminhos perplexos do mundo.

Como sou frágil diante da natureza, e ao mesmo tempo me sinto forte e dono de mim quando estou numa moto.
Mas, Senhor, não quero perder minha vida num desses momentos.

Quero que o guidão de minha moto esteja sempre firme em minhas mãos, Senhor, que o capacete que me protege a cabeça seja a segurança de que preciso, e que Tu, Senhor, sejas a minha proteção permanente.

Perdoa-me Senhor, se por vezes abuso da liberdade que me deste e corro alucinado, ou me perco em emoções na velocidade, em busca de respostas...

Que cada dia eu possa sentir a Tua presença na brisa que recebo no rosto, na velocidade e na superação de meus próprios limites, na responsabilidade da vida que me deste.

Quero sentir Tua presença protetora e amiga, pois sei que estás comigo.
Protege, Senhor, nossas vidas, e acolhe junto de Ti os companheiros que já partiram, que eles possam viver as alegrias de estarem Contigo, e que nós tenhamos a esperança de um dia também encontrar-Te.

Protege, Senhor, por intermédio de Nossa Senhora de Caravaggio, nossas motos, nossas vidas e nossos caminhos para que, na certeza de Tua presença, possamos dar-Te glória e louvor, para sempre, amém.

Nossa Senhora de Caravaggio, Rogai por nós. Amém"

Dia nacional de prevenção de acidentes no trabalho

No dia 27  de julho também é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é um marco histórico na luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de segurança e saúde no trabalho. Ao longo do tempo, um conjunto de medidas legislativas foram aplicadas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores, a data se tornou oficial em 1972.

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Para chegar a este ponto surgiu a iniciativa do Banco Mundial em cortar os financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho não fosse revertido, assim resultou na publicação acima para atuar na prevenção dos acidentes, em 27 de julho de 1972.

Cabe principalmente as empresas fornecerem equipamentos e condições seguras de trabalho para seus funcionários. Mas a garantia de um trabalho seguro depende também da responsabilidade dos trabalhadores, seguindo as regras determinadas que garantam a prevenção de acidentes.

Vamos juntos garantir a saúde e bem-estar dos funcionários, fornecendo esses subsídios para um trabalho digno e seguro, garantindo assim que o Brasil tenha ambientes saudáveis e seguros para os milhões de trabalhadores.

Segundo a lei, acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária da capacidade de trabalhar.

A implementação de um plano de segurança no trabalho é fundamental para estabelecer padrões a serem seguidos para alcançar a prevenção. Mantenha os funcionários informados sobre cada medida de segurança na sua atividade, seja coerente e explique suas expectativas com clareza.

Confira algumas medidas de segurança:

  • Crie um manual de política de segurança: Produza um documento com regras para evitar acidentes e estabeleça instruções para utilização dos EPIs. Caso a empresa trabalhe com produtos tóxicos e perigosos, as regras devem ser mais rígidas no seu cumprimento;?Certifique-se de que as regras e legislação de segurança estão sendo cumpridas: Esteja ciente do que está acontecendo na sua empresa, e caso necessário, escolha uma pessoa para gerir a segurança e encontrar soluções para prevenir acidentes de forma eficaz.
  • Conscientize seus funcionários sobre a importância da segurança: Explique a importância de um ambiente de trabalho seguro, reforce suas expectativas sempre que possível e divulgue as informações necessárias para toda a empresa.
  • Corrija os riscos: Caso alguém encontre um risco de acidente, corrija-o. Pesquise os funcionários para alguma sugestão sobre melhorias a serem realizadas.
  • Tenha as ferramentas necessárias disponíveis: As ferramentas são essenciais para que não seja necessário improvisar, por exemplo, uma escada e chaves de fenda, somente pessoal treinado estará ciente do correto uso das ferramentas e equipamentos.
  • Promova treinamentos regulares de segurança: O treinamento deve falar sobre o a utilização dos EPIs, os riscos que os colaboradores estão expostos, medidas de segurança e fiscalização devem ser realizada diariamente, outros treinamentos vai depender do risco para cada atividade, sendo trabalho em alturas, espaços confinados, operação de equipamentos, enfim
  • Esteja preparado para um incêndio:Algumas medidas são muito importantes para evitar incêndios e deixar sua equipe preparada caso eles ocorram. Certifique de que seu local de trabalho esteja devidamente protegido para minimizar os riscos. Sua empresa deve possuir: extintores de incêndio dentro da validade e pessoas treinadas para o manuseio correto, então inspecione periodicamente estes itens e forneça treinamento, se necessário solicite um treinamento junto ao corpo de bombeiros.
  • Documente cada acidente de trabalho: Escreva relatórios detalhando o acontecido, especifique quem estava envolvido, como o acidente poderia ter sido evitado, recomendações de procedimentos adicionais e a ação para evitar reincidências.
  • Sinalize os perigos adequadamente: Utilize placas para sinalizar possíveis perigos, como eletricidade, inflamáveis, entre outras.

 

Claudinei Mendes Costa

Fonte: JusBrasil/calendarbrasil/wikipédia

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Ser forte

23 de setembro de 2024 às 10:29:20

Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos

19 de setembro de 2024 às 13:05:58

Uma razão para viver

18 de setembro de 2024 às 09:12:18

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br