Notícia | CaradaWeb - Dia Nacional do Forró

Plantão
Cultura

Dia Nacional do Forró

Publicado dia 13/12/2021 às 22h43min | Atualizado dia 14/12/2021 às 00h15min
Dia Nacional do Forró, uma homenagem ao aniversário de Lui

Hoje, dia 13 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional do Forró, em homenagem a data de aniversário do grande mestre Luiz Gonzaga, nascido em Exu, no sertão de Pernambuco, em 1912. A data oficial foi instituída por iniciativa da então deputada federal Luiza Erundina, autora do projeto de lei sancionado em 2005.

O Forró é uma manifestação cultural ou festa, originária do estado de Pernambuco e recorrente na região Nordeste do Brasil. O nome Forró é usado pra nomear um grupo de estilos musicais de origem nordestina, criados e disseminados Brasil afora por Luiz Gonzaga – o Rei do Baião – lá no início dos anos 50, do qual fazem parte o baião, o xaxado, o chamego, o coco, o xote e o pé-de-serra.

Uma das primeiras gravações que se tem registro é Forró de Mané Vito, de Gonzagão e Zé Dantas, em 1949. Já em 1958, explodiu a sua canção Forró no Escuro.

As músicas são executadas tradicionalmente por trios instrumentais com acordeon (sanfona), zabumba e triângulo. A dança do xote  – o famoso “dois pra lá e dois pra cá” – passou a acompanhar as músicas desse novo gênero e a ser chamada de dança do Forró.

Com o tempo, o forró foi ganhando espaço em todas as regiões do país e os músicos e bandas foram incorporando outros instrumentos ao gênero, como guitarra, bateria e baixo.

Embora muitos defendam a ideia de que o nome Forró vem da expressão em inglês “for all” (para todos), abrasileirada para se dizer que é uma “festa para todos”, estudiosos afirmam que a palavra deriva de “Forrobodó”, variante do vocábulo galego-português “Forbodó”, que quer dizer “baile popular” ou “festança”.

Situada no centro  norte baiano a cidade de Senhor do Bonfim é considerada por muitos  a capital baiana do forró,  no mês de junho a cidade se transforma totalmente , muda toda a rotina, gente de todo o país e  do exterior vêm morar na cidade durante às festas. Diversas manifestações culturais tradicionais encantam  e fazem a festa dos nativos e visitantes, outra manifestação importante  tanto para a alegria  dos festejantes bem como para a identidade cultural da cidade é a tradicional guerra de espadas que vem sofrento com a tentativa de extinção por parte de um grupo da sociedade, a defesa da manifestação é encabeçada pela a associação dos espadeiros endidade que tem  dentre seus objetivos a preservar e  defenderda manifestação cultural.  

Em tempos de  pandemia onde por conta das restrições impostas pelos orgãos oficiais para tentar conter o avanço do novo corona vírus os festejos não se realizaram  presencialmente os festejos, e , nesse cenário se destaca o trabalho da WEBTV WA, empresa de comunicação local que através de lives conseguiu com êxito proporcionar  festejos virtuais conseguindo levar alegria e de alguma forma manter a tradição.

A cidade também é rica em produção musical no estilo,  artístas se destacam, o Sanfoneiro Seu Josa, com o Trio Alvorada,  Zaca do Acordeon Trio Bahia, Cicinho de assis, Saudoso Seu Assis ( Pai de Cicinho de Assis),  Araújo Filho, Cézar Xisto,  Luciano do acordeon ,  Givaldo do Acordeon, Zé bonfim, Wagner Rosa,  Dagui Guizzo dentre outros,  que com suas musicalidades encantam e eternizam com seus talentos as festas de São João.

Fonte: Nova Brasil FM/site Cara da WEB

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos

19 de setembro de 2024 às 13:05:58

Uma razão para viver

18 de setembro de 2024 às 09:12:18

Datena diz que repetiria o gesto

17 de setembro de 2024 às 10:43:05

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br