Notícia | CaradaWeb - Guerra de espadas em debate

Plantão
Cultura

Guerra de espadas em debate

Publicado dia 04/11/2021 às 13h53min | Atualizado dia 04/11/2021 às 15h24min
‘Criminalização da Cultura da Espada na Bahia’ será debatida em audiência na Assembleia nesta quinta

Uma tradição no São João de municípios como Senhor do Bonfim, Cruz das Almas e Cachoeira, a Guerra de Espadas será o tema de uma audiência pública nesta quinta-feira (4), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa da Bahia. Entre os objetivos do evento, está o debate sobre a sua regulamentação e a importância dessa cultura para as cidades envolvidas.

O Proponente da audiência  “Criminalização da Cultura da Espada no Estado da Bahia”, é deputado estadual Jacó (PT) . Estarão presentes  além do presidente da Associação dos Espadeiros de Senhor do Bonfim, Darlan Valverde,  representantes do MP, PM, SESAB, juristas, o prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior,  o vereador Pedro Melo, de Cruz das Almas, a espadeira bonfinensea Rosângela Silva dentre outras pessoas e lideranças.

No requerimento enviado à Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Alba para a realização da audiência, Jacó explica que a discussão sobre a criminalização da cultura da espada é um tema relevante em virtude de ser esta uma atividade desenvolvida durante muito tempo e vir sendo tratada de forma judicializada, sem a devida escuta dos setores envolvidos.

“Nossa tradição não é crime e precisa ser preservada”, defende o espadeiro Darlan Valverde. Ele espera que a audiência avance no sentido de esclarecer sociedade e poder público de que a espada manipulada nas festas juninas não é material explosivo, mas sim artefato pirotécnico. “Queremos padronizar e regulamentar, como aconteceu com as vaquejadas”, completa.

A guerra de espadas na cidade de Senhor do Bonfim além de fonte de renda , lazer,  atração turística é algo intrinseco à vida daqueles munícipes  prova disso são  referências encontradas no cotidiano da cidade e região, na comemoração do aniversário do Cantor/ator e compositor bonfinense Wagner Rosa, ocorrido no último sábado no Projeto Café Cultural  realizado na banca cultura do cineasta Nivaldo Oliveira na feira municipal,  podemos notar que o bolo faz referência à guerra de espadas (vide foto). Na letra da Música " Forrófolia"  , de Autoria de Wagner Rosa e Araújo Filho,  um dos temas do São João bonfinense,  festa que atrai turistas de todo o Brasil,  está também eternizada a guerra de espadas 

"  De casa em casa hê, querra de espadas hô

Cheiro de festa bonfim é só alegria"

( trecho da música 'Forrofolia" de Wagner Rosa e Araújo Filho)

Conheça agora a música e o clip acessando o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=K08wEh5uQlA

A foto que ilustra essa matéria é do Cineasta que também é fotógrafo Nivaldo oliveira.

DAgui Guizzo, WAgner Rosa Odilon- Aniversário de WAgner Rosa/Café Cultural

Aniversário de Wagner Rosa no Café Cultural ( Wagner Rosa, Dagui Guizzo, E Odilon)

 

A audiência “Criminalização da Cultura da Espada no Estado da Bahia” será realizada às 14h desta quinta-feira (4), de maneira híbrida. Interessados em participar poderão acessar a sala pelo aplicativo Zoom. Haverá também transmissão pela rede de canais da TV Alba.

Fonte: políticalivre.com.br

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos

19 de setembro de 2024 às 13:05:58

Uma razão para viver

18 de setembro de 2024 às 09:12:18

Datena diz que repetiria o gesto

17 de setembro de 2024 às 10:43:05

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br