CaradaWeb

Transito

Saída do Rio para a Região dos Lagos trava a Ponte e complica trânsito nas vias expressas

Travessia, feita em 13 minutos em dias normais, chegou a demorar 68 minutos às 6h, mas baixou para 36 minutos às 9h. Avenida Brasil e Linha Vermelha têm reflexos.

Saída do Rio para a Região dos Lagos trava a Ponte e complica trânsito nas vias expressas

Travessia, feita em 13 minutos em dias normais, chegou a demorar 68 minutos às 6h, mas baixou para 36 minutos às 9h. Avenida Brasil e Linha Vermelha têm reflexos.

A saída para o feriadão do réveillon é de trânsito intenso no Rio na manhã deste sábado (29). Às 6h, motoristas que deixavam a capital demoravam uma hora e dez minutos para cruzar a Ponte Rio-Niterói. Às 7h50, a travessia era feita em 40 minutos. Às 9h, pouco mais de meia hora.

Em dias normais, a travessia é feita em 13 minutos - tempo que motoristas levavam, às 7h15, em direção ao Rio, com pistas livres. Os reflexos do movimento intenso eram sentidos na Linha Vermelha e na Avenida Brasil ao longo da manhã.

A Ponte Rio-Niterói é o caminho de quem pretende passar a virada em destinos da Região dos Lagos, como Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras.

 

Reflexos

 

O excesso de carros na Ponte formava, às 7h45, engarrafamento já desde os acessos até a Praça do Pedágio- o que complicava o trânsito na Linha Vermelha no sentido Centro na altura da Infraero.

Na Avenida Brasil, motoristas pegavam a lentidão na altura da Penha, no sentido Centro.

Na capital, às 7h45 estava parada a Avenida Francisco Bicalho, que dá acesso à Ponte.

Passada a Ponte, o motorista também enfrentava lentidão na Rodovia Niterói-Manilha. A Arteris Fluminense indicava, às 7h20, oito quilômetros de retenção - de Guaxindiba ao Trevo de Itaboraí.

A Via Lagos tinha pistas livres por volta das 8h, mas, na chegada a São Pedro da Aldeia, o motorista enfrentava retenções.

 

Outras estradas

 

Às 7h40, o movimento era bom na Via Dutra e nos acessos.

Na Rodovia Washington Luís, o excesso de veículos no sentido Rio provocava engarrafamentos na Linha Vermelha e na Avenida Brasil, perto dos trevos.

O motorista que seguia para Teresópolis pegava, às 7h50, lentidão na saída da Washington Luís até a Praça do Pedágio.

Na Rio-Santos, havia 5 km de lentidão na altura de Itacuruçá, no sentido Paraty.

Mudanças em Copa a partir de domingo

 

Para quem decidiu ficar na cidade, o réveillon de Copacabana começa a mexer no trânsito da Zona Sul neste domingo (30). Cerca de três mil vagas em ruas do bairro serão fechadas às 18h.

O esquema de interdições é semelhante ao dos anos anteriores, com bloqueios graduais a partir das 7h de segunda-feira (31) até o fechamento total do bairro (incluindo ônibus e táxis) às 22h.

A prefeitura recomenda o transporte público para a festa. O metrô repete o sistema de embarque com hora marcada. Neste sábado (29) bilhetes estão à venda na Estação Carioca.

A principal novidade no esquema de trânsito é o fechamento da pista junto ao mar da orla de Ipanema e Leblon desde as 7h.

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES

 

Copacabana

 

Das 7h do dia 31 às 19h do dia 1º

 

  • Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados, incluindo, ainda, a pista da orla no trecho do Leme.
  • Inversão de mão na Av. Atlântica na pista junto às edificações, também como ocorre aos domingos e feriados.

 

Das 15h do dia 31 às 10h do dia 1º

 

  • Interdição total da Av. Atlântica, incluindo a pista junto às edificações.
  • Das 19h30 do dia 31 às 5 do dia 1º

     

    • Fechamento externo dos acessos a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo. Ônibus de linhas regulares e táxis terão acesso permitido até 22h.

     

    Das 22h do dia 31 às 5h do dia 1º

     

    • Fechamento total dos acessos a Copacabana inclusive para ônibus e táxis.

     

    A partir das 5h do dia 1º

     

    • Os acessos a Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, em ambas as pistas.

     

    A partir das 10h do dia 1º

     

    • A pista da Av. Atlântica junto às edificações será liberada ao tráfego, funcionando com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre aos domingos e feriados.

     

    A partir das 19h do dia 1º

     

    • Término da área de lazer, com abertura ao tráfego da pista da Av. Atlântica junto à orla. Nesse horário, a pista junto às edificações retorna ao seu fluxo normal em toda a Av. Atlântica.

     

     

    INTERDIÇÕES ADICIONAIS

     

     

    Ipanema e Leblon

     

    Das 7h do dia 31 às 19h do dia 1º

     

    • Bloqueio da pista da Av. Delfim Moreira junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.
    • Bloqueio da pista da Av. Vieira Souto junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.

     

    Das 19h30 do dia 31 às 5h do dia 1º

     

    • Implantação de reversível na pista junto às edificações, o que permitirá o acesso organizado dos ônibus ao terminal que será montado em Ipanema para escoamento do público. A implantação da reversível ocorrerá da seguinte forma: Delfim Moreira em toda sua extensão, até às 5h do dia 01/01/2019; Vieira Souto entre Jardim de Alah (Epitácio Pessoa) e Teixeira de Melo, até às 21h59min do dia 31/12/2018.
      • Fechamento da Vieira Souto (pista das Edificações): funcionará como reversível entre 19:30 e 21:59h. A partir de 22h será bloqueada ao tráfego em geral, com acesso permitido exclusivamente para os ônibus de linhas regulares que utilizarão o terminal que será montado no local.

       

       

      Aterro do Flamengo

       

      A partir das 19h30 do dia 31 até as 19 h do dia 1º

       

      • Bloqueio da Av. Infante Dom Henrique (Aterro) para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados.
      • Enseada de Botafogo

         

        Das 19h30 do dia 31 às 5h do dia 1º

         

        • Bloqueio da Av. das Nações Unidas (Enseada de Botafogo) ao tráfego em geral. Ônibus de linhas regulares e táxis terão acesso permitido até 22h.
        • Após 22h o acesso será permitido exclusivamente para os ônibus de linhas regulares que utilizarão o terminal que será montado no local

Página:

https://caradaweb.com/noticia/transito/2018/12/29/sada-do-rio-para-a-regio-dos-lagos-trava-a-ponte-e-complica-trnsito-nas-vias-expressas/389.html