CaradaWeb

Política

A cadeirada do candidato

Apresentador Datena acerta ex- coach com cadeira em debate pela disputa da prefeitura do município de Saçao Paulo.

A maior cidade do país assistiu a uma cena insólita ontem à noite envolvendo dois candidatos a prefeito: um acertando o outro com uma cadeirada ao vivo no debate da TV Cultura. A agressão de José Luiz Datena contra Pablo Marçal se deu após o político do PRTB chamar o tucano de “arregão” e dizer que ele “não é homem”. Marçal se referia ao debate da TV Gazeta/My News, quando o apresentador deixou seu lugar no palco e foi em direção a ele, porém sem agredi-lo. Desta vez foi diferente e as redes sociais logo foram inundadas com vídeos e memes. O jornalista Leão Serva, mediador do debate, tentou em vão impedir a violência. Depois, expulsou Datena e disse que Marçal abandonou o debate para buscar atendimento de saúde. Segundo ele, foi “uma das cenas mais desagradáveis da história da TV brasileira”. 

O ataque ocorreu no quarto bloco, mas a tensão entre os dois começou antes, no segundo bloco, quando o ex-coach afirmou que Datena assediou uma mulher. O tucano se disse inocente, falou que o caso foi arquivado e acrescentou que esse tema provocou a morte de sua sogra “por calúnia e difamação, depois de três AVCs”. Em seguida, lembrou que o adversário foi condenado pela Justiça “como ladrãozinho de dados de internet”. A provocação final de Marçal veio em seguida. Após a confusão, o apresentador disse que não se arrependia, e Marçal comparou a cadeirada à facada em Jair Bolsonaro e ao atentado contra Donald Trump. 

Ele chegou ao hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por volta da meia-noite. Segundo sua assessoria, teve uma das costelas fraturadas, precisou imobilizar um dos braços e está com as mãos inchadas. Em um vídeo no Instagram do candidato, que o mostra na ambulância a caminho do hospital, muitos de seus eleitores o acusaram de fazer “teatro”. 

Igor Gielow: “O debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo na TV Cultura, neste domingo (15), refletiu o dilema entre a ideia tradicional do cotejamento de ideias e a lacração dominante do mundo das redes sociais. A absurda agressão promovida por José Luiz Datena ante a igualmente absurda provocação de Pablo Marçal soou como um abraço de afogados, à luz dos números da mais recente pesquisa do Datafolha.” 

Página:

https://caradaweb.com/noticia/poltica/2024/09/16/a-cadeirada-do-candidato/3932.html