Policial
Professor indígena é morto a facadas em aldeia Pataxó em Porto Seguro
Segundo relatos de membros da comunidade, o crime não estaria relacionado aos conflitos fundiários
O professor indígena Domingos Braz de Jesus, de 41 anos, foi morto a facadas na noite de domingo (1º), na Aldeia Pará, situada após o povoado de Monte Pascoal, no território tradicional da etnia Pataxó, em Porto Seguro, Bahia.
Segundo relatos de membros da comunidade, o crime não estaria relacionado aos conflitos fundiários que ocorrem na região. A suspeita é de que a vítima foi esfaqueada por um amigo durante uma discussão enquanto consumiam bebida alcoólica.
A Força Nacional de Segurança Pública, presente no Extremo Sul da Bahia desde abril para reforçar a segurança em áreas de conflito entre indígenas e fazendeiros, esteve no local, mas não localizou o autor do crime.
Domingos Braz era professor da Escola Indígena Pataxó de Barra Velha e conhecido por sua atuação em defesa da língua, cultura e história do povo Pataxó. Em nota, o Conselho de Caciques Pataxó lamentou a morte e descreveu Domingos como um "guerreiro incansável" na luta pela preservação do território indígena.
Página:
https://caradaweb.com/noticia/policial/2025/06/02/professor-indgena-morto-a-facadas-em-aldeia-patax-em-porto-seguro/4186.html