CaradaWeb

Mundo

Ucrânia aceita proposta de cessar-fogo dos EUA

o cessar-fogo começará no momento em que Moscou concordar. disse Zelensky

A pressão americana das últimas semanas funcionou. Após negociações de mais de oito horas entre autoridades dos Estados Unidos e da Ucrânia na Arábia Saudita, o presidente Volodymyr Zelensky anunciou a aceitação de um cessar-fogo de 30 dias proposto pelos americanos. “A Ucrânia aceita essa proposta, nós a consideramos positiva, estamos prontos para dar esse passo, e os EUA devem convencer a Rússia a fazê-lo”, disse Zelensky, acrescentando que o cessar-fogo começará no momento em que Moscou concordar. Após o encontro, os EUA informaram que “suspenderão imediatamente a pausa no compartilhamento de inteligência e retomarão a assistência de segurança à Ucrânia”, bloqueados na semana passada. Uma declaração conjunta destacou que o cessar-fogo “pode ser estendido por acordo mútuo das partes, e que está sujeito à aceitação e implementação simultânea pela Rússia”. Kiev e Washington também concordaram em concluir um acordo de minerais raros “o mais rápido possível”. 

Durante um evento na Casa Branca para promover os veículos Tesla, de Elon Musk, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que espera que a Rússia concorde com o cessar-fogo. “É preciso dois para dançar tango”, disse. Em Jeddah, o secretário de Estado Marco Rubio disse que agora cabe à Rússia aceitar os termos de cessar-fogo para avançar para “negociações reais” que realmente acabem com a guerra. 

David E. Sanger: “Em apenas 50 dias, Trump fez mais do que qualquer um de seus antecessores para revolver as fundações de um sistema internacional que os EUA construíram em 80 anos. Pode levar quatro anos ou mais antes de sabermos se essas mudanças serão permanentes. Suas ações sugerem que ele se sente mais confortável no mundo das grandes potências do século 19, onde ele, Putin e o presidente Xi Jinping, da China, negociam entre si e deixam que potências menores se alinhem”. 

Página:

https://caradaweb.com/noticia/mundo/2025/03/12/ucrnia-aceita-proposta-de-cessar-fogo-dos-eua/4040.html