CaradaWeb

Guerra

Conflito Rússia X Ucrânia pode chegar ao espaço

Como o conflito entre a Rússia e a Ucrânia pode afetar a Estação Espacial Internacional

Construída e mantida por um consórcio de 15 países, a Estação Espacial Internacional (ISS) é uma maravilha da engenharia e um exemplo concreto do que nossa espécie pode conseguir quando escolhemos a cooperação. Continuamente ocupada há mais de 20 anos, ela é um laboratório orbital onde pesquisas sobre os mais variados temas, da biologia à engenharia de materiais, são conduzidas em benefício da humanidade.

De todos os membros do consórcio, EUA e Rússia certamente são os mais importantes. É comum dizer que a ISS tem um “lado russo” e um “lado americano” (embora a realidade seja um pouco mais complexa), e cidadãos dos dois países são presença constante nas tripulações que se revezam em órbita a cada seis meses.

Infelizmente, a harmonia no espaço não se reflete aqui na Terra. Com o início das hostilidades da Rússia contra a Ucrânia nesta quinta-feira (24), os EUA e seus aliados na Europa ameaçam os russos com “sanções nunca antes vistas”, criadas para afetar sua economia e limitar sua capacidade de acesso à tecnologia desenvolvida no ocidente.

Estação Espacial Internacional, em um dos incríveis registros feitos pela tripulação da missão Crew-2 durante seu retorno à Terra

Estação Espacial Internacional, em um dos incríveis registros feitos pela tripulação da missão Crew-2 durante seu retorno à Terra
Imagem: NASA

E com isso, surge a questão: como fica a operação da ISS neste momento? Poderiam os russos retaliar e retirar sua tripulação e cessar o envio de suprimentos? E se isso for feito, o que poderia acontecer com a estação?

A própria construção da ISS garante a cooperação entre seus membros. O “lado russo” depende de painéis solares no “lado americano” para obter energia elétrica, e estes dependem dos russos para, basicamente, manter a estação “no lugar”.

Isso porque mesmo a mais de 400 km da superfície ainda há atrito entre a estrutura e nossa atmosfera, o que faz com que sua velocidade e altitude sejam constantemente reduzidas. Por isso, periodicamente são necessárias manobras para compensar essa “queda”, feitas usando os propulsores das espaçonaves russas que periodicamente visitam a estação.

Página:

https://caradaweb.com/noticia/guerra/2022/02/24/conflito-rssia-x-ucrnia-pode-chegar-ao-espao/2502.html