CaradaWeb

Espiritualidade

Ele sabe quem somos!

Felizmente, há uma porta que jamais de fecha “porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas” (1 Pe. 3.12). Não precisamos ser vencidos pelo desalento.

Ele sabe quem somos!

Por Renato Arbués

No Brasil, atualmente, existem mais de 12 milhões de desempregados. Em meio a essas pessoas, certamente, há familiares e amigos nossos, por quem devemos orar e auxiliar de todas as maneiras possíveis. Imagine você acordando bem cedo e não tendo um trabalho/emprego onde buscar o pão de cada dia! Pois é essa a situação de 11,6% da nossa população, dentre os quais encontram-se diversos de nossos irmãos na fé.

Há, porém, um número no meio desses números que chamou ainda mais a minha atenção: 3,3 milhões de pessoas desistiram de procurar emprego no país! É como se toda a população do Uruguai ou de Amazonas resolvesse desistir. O IBGE tem um nome para esse grupo: “pessoas em desalento”.

Um economista, entrevistado pelo site Globo.com fez o seguinte comentário: “A situação parece um contrassenso, já que frente a um cenário de grave recessão econômica seria natural que as pessoas que não trabalham saíssem em busca de emprego para ajudar a compor a renda familiar”. Concordo com ele. Mas entendo as pessoas em desalento.

De acordo com o dicionário, desalento descreve “um indivíduo desanimado, desencorajado e sem vontade de agir.” É natural que uma pessoa, após receber diversos “não” acabe por se deixar abater.

Felizmente, há uma porta que jamais de fecha “porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas” (1 Pe. 3.12). Não precisamos ser vencidos pelo desalento. Há sempre um saída, uma esperança.

É verdade que não só a falta de emprego pode nos desencorajar, problemas familiares e de saúde também têm esse poder; podemos ficar desanimados ainda com a nossa vida, afinal, os anos vão passando e ainda não nos realizamos profissionalmente, não encontramos o grande amor, não somos reconhecidos, não temos muitos amigos! Tudo isso pode nos abater. Enfim, há vários inimigos que semeiam as sementes do desalento na minha e na sua vida. É nessas horas, porém, que é bom lembrar que acima de nós há um Deus que nos conhece bem e sabe que passamos por essas crises e que está disposto a nos ajudar, pois: “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl. 103.13-14).

Fique tranquilo. Ele sabe quem é você!

 

 

 

 

Renato Arbués é professor, graduado em teologia, letras e filosofia, Mestre em Filosofia pela UFPE

Pastor da igreja Presbiteriana Conservadora, na cidade de senhor do Bonfim - BA, localizada nas casas populares (Bonfim II)

Página:

https://caradaweb.com/noticia/espiritualidade/2021/09/28/ele-sabe-quem-somos/1817.html