CaradaWeb

Espiritualidade

A mentira tem pernas curtas

Mesmo que seja mais fácil e confortável uma doce mentira, fiquemos com a verdade,

Mentir é distorcer a verdade, aumentando, diminuindo ou negando alguma coisa ou situação, por medo, maldade ou insegurança. 

Quando uma parede de tijolos com reboco é atingida por uma umidade excessiva, ela decompõe o reboco para dar vazão à água. Para consertar, devemos remover a causa e substituir a parte danificada. 

Mas, há pessoas que apenas pintam a parede para dar a aparência de que tudo está bem e já sabendo que será por pouco tempo. Mentir, é uma atitude semelhante, “pinta-se” por cima de algo que deve ser consertado, corrigido.

Quem age assim, com o tempo, distorce a realidade a tal ponto que a substitui pela mentira perdendo a referência, pois, é mais fácil fugir do que confrontar a realidade.

Causaria menos danos ser honesto e ficar com a verdade, mesmo que num primeiro momento doesse, do que passar a vida fugindo de si mesmo e de “todos”. E quem não sabe do velho e bom “ditado popular”: “A mentira tem pernas curtas”?

A Bíblia nos traz um bom exemplo: Pedro mentiu três vezes negando Cristo e depois chorou amargamente, de arrependimento. Portanto, mesmo que seja mais fácil e confortável uma doce mentira, fiquemos com a verdade, por mais amarga que ela seja num primeiro momento, pois, o reconforto da verdade virá, e esse sentimento é impagável.

Todos sabemos que a verdade liberta e nos traz segurança e paz de consciência, requisitos indispensáveis para a felicidade. Pensemos sobre isso nesta quinta-feira!

Página:

https://caradaweb.com/noticia/espiritualidade/2022/03/31/a-mentira-tem-pernas-curtas/2749.html