CaradaWeb

Educação

Dia de Santa Bárbara

Dia de Santa Bárbara comemora-se a 4 de dezembro.

4 de dezembro é o 338.º dia do ano (339.º  em anos bissextos) estamos na 48ª semana de 2021  no calendário gregoriano . Faltam 27 dias para acabar o ano.

A lua de hoje está 0,75% visível e está decrescendo. Falta 1 dia para a fase Lua Nova.

Fase atual: Quarto Minguante
Distância da Lua à Terra: 363.792,15 km
Idade da Lua: 28,72 dias
Próxima fase da Lua: Lua Nova

Previsão do tempo para Senhor do Bonfim - BA hoje

Tempo: Tempestade

Temperatura: 32º/20º

Sensação térmica: 21.2ºC

umidade: 92%

Possibilidade de chuva: 55%

Velocidade do vento: 10.0Km/h

Índice de qualidade do ar: 16

Dia de Santa Bárbara

Santa Bárbara nasceu em 280 em Nicomédia, na Turquia. Foi uma virgem e mártir cristã, acusada pelo próprio pai à autoridade romana de seguir o cristianismo.

Bárbara foi torturada para renunciar a sua fé, mas não mudou de crenças. Os seus seios foram cortados e a jovem foi conduzida para fora da cidade pelo próprio pai, Diáscoro, que a degolou-o. Segundo a lenda, ao cair a sua cabeça, um relâmpago rasgou os céus e fulminou o corpo de Diáscoro.

Santa Bárbara tornou-se então a santa protetora dos raios, trovões, tempestades, mineiros, artilheiros e de todos aqueles que trabalham com o fogo.

Em Braga encontra-se o Jardim de Santa Bárbara, no centro da cidade, com uma estátua da santa.

Dia de Inasã

Hoje, dia 4 de dezembro, celebra a divindade afro-brasileira Iansã! Orixá dos ventos e tempestades, Iansã representa movimento, mudanças e deslocamentos. A divindade faz sincretismo com Santa Bárbara. 

Iansã tem domínio sobre os ventos e todos os fenômenos naturais como furacão, chuva e raios. Além disso, Iansã é responsável por conduzir os espíritos desencarnados que lhe foram entregues por Obaluaiê.

Iansã é filha de Iemanjá e Oxalá e amante de Xangô. O nome Iansã foi escolhido por Xangô e pode ser traduzido como "mãe do entardecer". Conhecida também como Oyá ou Oiá, Iansã é uma deusa guerreira que representa independência e força feminina. 

 

Página:

https://caradaweb.com/noticia/educao/2021/12/04/dia-de-santa-brbara/2124.html