CaradaWeb

Educação

Dia 20 de Agosto: Dia do Maçom

O Dia do Maçom no Brasil é comemorado dia 20 de Agosto.

20 de agosto é o 232.º dia 33ª semana do ano no no calendário gregoriano (233.º em anos bissestos). Faltam 133 para acabar o ano.

Muitos mistérios envolvem os maçons e os rituais maçônicos.

Mas, esta data foi escolhida para celebrar o importante papel que esta "sociedade secreta" teve para um dos momentos históricos mais emblemáticos do país: a Independência do Brasil.

símbolo maçonaria
O símbolo da maçonaria é representado por um esquadro, um compasso e a letra "G", que remete à "God" (Deus)

Origem do Dia dos Maçons

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro.

Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

Gonçalves Ledo, considerado o integrante de maior destaque na maçonaria brasileira, era também um jornalista e político liberal, portanto, tinha influência na sociedade da época.

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822.

Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

A data oficial foi registrada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro.

Maçonaria consiste em organizações fraternas que remontam às antigas fraternidades de pedreiros, que a partir do final do século XIV regulamentavam as qualificações de sua profissão e sua interação com autoridades e clientes. Os graus de maçonaria mantêm os três níveis das guildas de artesanato medieval, os de "aprendiz", "companheiro" e "mestre maçom". Ao candidato desses três graus é progressivamente ensinado os significados dos símbolos da maçonaria e é confiado a cumprimentos, sinais e palavras para indicar a outros membros que ele foi iniciado.

Os graus são parte da moral alegórica da organização, cujos membros são conhecidos como maçons. Existem graus adicionais, que variam de acordo com a localidade e jurisdição, e geralmente são administrados por seus próprios órgãos (separados daqueles que administram os graus de ofício).

A unidade organizacional básica local da maçonaria é a loja, que geralmente é supervisionada em nível regional (estado, província ou fronteira nacional) por uma obediência ou potência maçônica. Não existe uma Grande Loja internacional que supervisiona toda a maçonaria; cada obediência é independente e não se reconhece necessariamente como legítima.

A maçonaria moderna consiste em dois grupos principais de reconhecimento. A maçonaria regular insiste em que um volume de escrituras seja aberto em uma loja de trabalho, que todos os membros professem crer em um Ser Supremo, que nenhuma mulher seja admitida (embora, em algumas jurisdições, aqueles que fazem a transição para mulheres após serem iniciados, possam permanecer na organização) e que a discussão sobre religião e política seja proibida. A maçonaria continental é agora o termo geral para as jurisdições que removeram parte ou todas essas restrições.

Página:

https://caradaweb.com/noticia/educao/2021/08/20/dia-20-de-agosto-dia-do-maom-/1576.html