CaradaWeb

Educação

Dia 19 de Julho: Dia da Caridade, dia de Nelson Mandela

A frase "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" soa familiar para você?

A frase "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" soa familiar para você?

Ela foi escrita por Nelson Mandelabacharel em Direito, representante da luta contra o apartheid, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993 e presidente da África do Sul entre 1994 e 1999.

Dia da Caridade

Nesta quinta-feira (18), comemora-se o Dia Internacional Nelson Mandela. A data foi instituída em novembro de 2009 pela Assembleia Geral da Organização da Nações Unidas (ONU). Além disso, também é celebrado o aniversário de 101 anos do nascimento de Mandela.

De acordo com a ONU, o objetivo da data é celebrar a igualdade entre etnias, a resolução de conflitos entre os povos e à proteção dos direitos humanos. Também é um momento para refletir sobre a vida de Mandela na luta pela desigualdade e em seu compromisso com a paz, que o levou até mesmo para a prisão.

O legado de Mandela também incentiva cada indivíduo a se mobilizar em busca de mudanças para alcançar uma sociedade mais justa e pacífica.

Dia da Caridade é comemorado anualmente em 19 de julho.

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prática e difusão da solidariedade, como um meio para desenvolver um bom entendimento entre todos os seres humanos.

A caridade é uma das qualidades mais defendidas pela maioria das religiões, que insistem que a principal definição de caridade é “amar e ajudar ao próximo”.

Com o intuito de reforçar o sentimento de altruísmo entre os brasileiros, foi criado o Dia da Caridade no Brasil, oficializado com a Lei nº 5.063, de 4 de julho de 1966, decretado pelo então presidente Humberto Castelo Branco.

De acordo com a lei, fica a cargo dos Ministérios de Saúde, Educação e Cultura organizar e promover o calendário de comemorações desta data.

Mãos segurando coração

Entre as atividades mais frequentes no Dia da Caridade, destaca-se a visita aos lugares onde a tristeza, pobreza e pessoas necessitando de carinho e atenção sejam presentes. Asilos, hospitais, casas de misericórdias, orfanatos e presídios são alguns exemplos.

O mundo ainda celebra o Dia Internacional da Caridade em 5 de setembro, data esta criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Resolução 67/105, de 2012.

A escolha do dia 5 de setembro é uma homenagem ao aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá.

 

Página:

https://caradaweb.com/noticia/educao/2021/07/19/dia-19-de-julho-dia-da-caridade-dia-de-nelson-mandela/1334.html