CaradaWeb

Educação

Dia 1º de novembro: Dia de todos os santos

Dia de Todos os Santos é celebrado anualmente em 1º de novembro e não é feriado no Brasil.

Dia 1º de  novembro é o 305º dia do ano ( 306º em anos bissextos) , estamos na 44ª semana do ano, 3º milênio no calendário gregoriano. Faltam 60 dias para acabar o ano.

Lua Minguante

A lua de hoje está 14,25% visível e está decrescendo. Faltam 3 dias para a fase Lua Nova.

Distância da Lua à Terra: 378.087,35 km
Idade da Lua: 25,89 dias
Próxima fase da Lua: Lua Nova
Última fase da Lua: Quarto Minguante

 

Dia de Todos os Santos

Esta data é dedicada à celebração e homenagem de todos os santos e mártires das igrejas cristãs, garantindo que aqueles que não têm uma data própria de festejo não sejam esquecidos.

Ao longo do ano, todos os dias há a comemoração de um santo. Por exemplo, 4 de outubro é o Dia de Francisco de Assis, 28 de outubro é o Dia de São Judas Tadeu, mas há muitos santos que não são conhecidos.

Assim, o dia 1 de novembro serve para homenagear esses santos. Santos são pessoas que praticaram o bem, que dedicaram a sua vida pelos outros e, por isso, a Igreja acredita que estejam junto de Deus.

A celebração é reconhecida por várias denominações cristãs, como católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos.

O Dia de Todos os Santos é celebrado nesta data em todo o ocidente, enquanto nas igrejas do oriente, a comemoração acontece no primeiro domingo após o Pentecostes.

Origem do Dia de Todos os Santos


A ideia de homenagear todos os santos teria começado por volta do século IV, na Antioquia, quando se recordavam os santos mártires no primeiro domingo após Pentecostes. Nos primeiros anos da Igreja Católica, estima-se que mais de seis mil santos e beatos foram mortos pelos romanos.

Mais tarde, no ano 835 d.C, o papa Gregório IV decidiu dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas não foram lembrados ao longo do ano, ou mesmo não foram reconhecidos como santos oficialmente pela Igreja.

De acordo com as tradições da Igreja Católica, após a celebração da Festa de Todos os Santos (Festum Omnium Sanctorum, em latim) em 1º de novembro, celebra-se o Dia de Finados, em 2 de novembro.

Como o Dia de Todos os Santos é celebrado?


O Dia de Todos os Santos não é feriado no Brasil, mas sim no dia seguinte, dia 2 de novembro, que é o Dia de Finados.

Em Portugal, o Dia de Todos os Santos é feriado, por isso, é nesse dia que as pessoas aproveitam para visitar as campas dos familiares nos cemitérios.

O Dia de Todos os Santos é muito comemorado pelas crianças portuguesas, que celebram a data como o Dia do Pão por Deus. É costume preparar um saquinho especial para esse dia (com decoração alusiva à data). As crianças costumam ir de casa em casa, onde recebem pão, frutas, frutos secos ou doces.

No Peru, o Dia de Todos os Santos é bastante comemorado. Lá, além de visitar as campas dos entes queridos falecidos, os peruanos preparam pratos tradicionais para oferecer de forma simbólica aos mortos.

As crianças são vestidas com roupas de festa. Ao encontrar uma criança semelhante a uma falecida, essa família presenteia tal criança com “anjos”. Os chamados "anjos" são pãezinhos típicos ou doce de batata-doce, que são decorados de forma bonita e cuidadosa.

Oração do Dia de Todos os Santos


“Querido Pai,

Você tem dado aos santos do céu a felicidade eterna que vivem agora na plenitude de Sua glória. Devido ao Seu santo amor, eles também se preocupam comigo e minha família, meus amigos, minha igreja, meus vizinhos.

Obrigado pelo dom da sua amizade e do testemunho de uma vida santa.

Eu peço aos nossos santos padroeiros e todos os santos que se tornaram particularmente queridos para mim, a intercessão por nós. Peço-lhes que nos ajude a caminhar com segurança no caminho estreito que conduz ao céu.

Ó Senhor, dai-nos a sua proteção. Dai-nos a sua assistência para vencer a tentação, ganhando a plenitude da vida. Amém!”

Curiosidades sobre o dia 1º de novembro

1. Dia dos Mortos. No México e em várias partes dos Estados Unidos celebra-se o Dia dos Mortos, ou Dia de los Muertos.

2. O feriado ganhou um grande potencial comercial. Muitos católicos compram flores para colocar nas campas dos seus familiares falecidos e nos países onde se celebra o Halloween na noite de 31 de outubro para 1 novembro investe-se em lanternas, disfarces e doces.

3. Visitar os mortos. Em várias culturas, os cristãos aproveitam o dia como uma oportunidade para visitar as campas dos seu ente queridos que já faleceram.

4. O dia 1 de novembro faz parte de uma celebração de três dias. Este dia é um de um grupo de três dias santos, com início a 31 de outubro com ‘All Hallows Eve’ (véspera de todos os santos) e termina a 2 de novembro com o ‘Dia dos Finados’ (ou Dias do Fiéis Defuntos).

5. A sua origem. Na Europa, as igrejas cristãs escolheram um dia para substituir o feriado celta de Samhain, época em que se acreditava que as almas dos mortos voltavam às suas casas para visitar os familiares, procurar alimento e se aquecerem no fogo da lareira.

6. No México, o dia veio substituir um dia para adorar a deusa asteca Mictecacihuati.

7. O dia 1 de novembro e Voltaire. O famoso terramoto de Lisboa de 1 de novembro de 1755, que se pensa ter matado 40 mil pessoas, foi visto como uma prova para o filósofo e escritor Voltaire de que não existia um Deus benevolente. Falou do evento na sua obra ‘Candide, ou l'Optimisme’ (‘Cândido, ou O Otimismo’).

 

Página:

https://caradaweb.com/noticia/educao/2021/11/01/dia-1-de-novembro-dia-de-todos-os-santos/1979.html