CaradaWeb

Cultura

Jaguarari - BA: Município se destaca no piemonte Norte do Itapicuru

Na última sexta-feira dia 24 de setembro do corrente

Na última sexta-feira dia 24 de setembro de 2021, no Município de Jaguarari Centro Norte Baiano, foi realizado o 1º Fórum de Cultura  municípal, promovido pela Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Cultura  com o título " A Cultura em tempos de Pandemia e seus desafios

Dentro do contexto cutural do território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru que compõe nove municípios  Jaguarari sai na frente  e mostra sensibilidade por parte da gestão em relação à cultura, quando promove a realização de um fórum para discutir junto aos seus representantes a  Cultura em tempos de pandemia e seus desafios. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No fórum, sob a mediação de Liliane Martins, foi possível observar o engajamento das pessoas envolvidas com cultura naquela cidade, representantes de diversas linguagens culturais estiveram presentes no evento como por exemplo o Escritor Edmar conceição e a Mestra de Capoeira  Amazonas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os presentes também tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra ministrada pelo coordenador da Câmara Temática de Cultura do Piemonte Norte do Itapicuru Wagner Rosa. O palestrante discorreu sobre o tema do fórum, apresentou dados e informações sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor cultural nas esferas nacional e regional durante a pandemia do novo coronavírus. Wagner Rosa também abordou estratégias que têm sido adotadas por produtores de cultura durante a crise sanitária e as medidas pensadas para a recuperação do setor. Elogiou a iniciativa e convidou os representantes a se articularem junto ao poder público no sentido de superarem da melhor forma possível as dificuldades ora apresentadas.

" Essa iniciativa é de fundamental importância para o desenvolvimento do setor cultural tanto no município, bem como no território, que os outros municípios sigam o exemplo. Um dos caminhos para a superação das dificuldades encontradas nesses tempos pelos trabalhadores e trabalhadoras da cultura é a articulação e capacitação de todas as partes envolvidas" . Falou Wagner Rosa que também é Artista, licenciado em docência e gestão de processos educacionais (UNEB) e servidor no Instituto de Educação, Ciência e tecnologia Baiano ( Ifbaiano) Campus Senhor do Bonfim

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante o evento foram realizadas diversas apresentações culturais. Alunos da Oficina de Música promovida pelo Departamento de Cultura mostraram o que vêm aprendendo nas aulas, as Mulheres Guerreiras de Serra dos Morgados trouxeram para o público o tradicional Reisado, uma roda de Capoeira, da equipe da Mestra Amazonas, foi formada e praticantes de Muai Thai e boxe fizeram uma demonstração de habilidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcaram presença no 1º Fórum de Cultura: o vice-prefeito de Jaguarari Dr. Veloso, a secretária municipal de Educação, Gelzira Souza, representantes da Secretaria de Cultura de Senhor do Bonfim, Jaqueline Araújo e Anastácia, o escritor Edmar Conceição e, representando o artistas locais, o escritor e professor Erick Naldimar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após elogiar o trabalho da equipe do Departamento de Cultura, a secretária da SEMEC, Gelzira Souza, lembrou o quanto a Covid-19 afetou a classe artística local. “Falar de cultura em tempos de pandemia é muito importante, pois os artistas foram muito prejudicados também. Tentamos implantar ações que pudessem colaborar com eles, como a criação de várias oficinas que, com todos os cuidados, já funcionam de forma presencial”, disse.

“Esse evento é um marco na história de Jaguarari. Nunca houve a realização de um fórum de cultura antes. Nós somos um povo tão rico e nesse momento estamos buscando resgatar de fato tudo aquilo que faz a cultura do nosso Município e que vem sendo esquecida”, analisou o diretor do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Silva.

 

 

Página:

https://caradaweb.com/noticia/cultura/2021/09/25/jaguarari--ba-municpio-se-destaca-no-piemonte-norte-do-itapicuru/1802.html