CaradaWeb

Brasil

Lewandowski aceita ser ministro da Justiça

Lula, Lewandowski e Dino se reuniram na noite de ontem para aparar arestas que ainda existem entre o atual e o futuro ministro da Justiça.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no lugar de Flávio Dino, que deixa o cargo para ocupar uma vaga no Supremo. O anúncio oficial será feito hoje, após uma nova reunião entre os três às 11h, conta Júlia Duailibi. Lewandowski, de 75 anos, aposentou-se do STF em abril e era desde o início o nome favorito do presidente, com quem tem uma relação próxima. 

Lula, Lewandowski e Dino se reuniram na noite de ontem para aparar arestas que ainda existem entre o atual e o futuro ministro da Justiça. A principal delas é a situação do secretário-executivo do ministério, Ricardo Cappelli, cuja permanência é defendida por Dino, argumentando que ele exerceu um papel importante na resposta ao 8 de janeiro. Lewandowski, porém, quer alguém de sua confiança e com formação jurídica — Cappelli é jornalista. A expectativa é que a troca de comando esvazie a presença do PSB, ao qual Dino e o secretário-executivo são filiados, no segundo escalão do governo. 

Carla Araújo: “Cappelli afirmou a aliados que não está disposto a continuar na pasta caso Lewandowski não o mantenha no atual cargo e mostrou insatisfação com especulações sobre o seu futuro. Ele tem uma reunião com Dino nesta quinta-feira, às 10h, uma hora antes de o futuro ministro do STF se encontrar com Lula no Planalto.” 

Página:

https://caradaweb.com/noticia/brasil/2024/01/11/lewandowski-aceita-ser-ministro-da-justia/3664.html