CaradaWeb

É Hoje!

Dia internacional da Caridade

Fora da Caridade não há salvação (Máxima espírita)

Dia Internacional da Caridade 

O dia 5 de setembro assinala o aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá que dedicou toda a sua vida a ajudar os outros. A data foi instituída pela ONU em 2012 e comemorada pela primeira vez em 2013.

O Dia Internacional da Caridade foi criado para reconhecer o papel fulcral das instituições, dos governos e das pessoas de todo o mundo que praticam a caridade e aliviam o sofrimento humano. Dar é o verbo desta data: neste dia as pessoas são convidadas a dar algum do seu tempo, conhecimento ou dinheiro a quem precisa. 

A caridade é um dos atos mais louváveis do homem. Ela contribui para o diálogo e para o entendimento entre as pessoas, aproximando o coração destas. Quem dá faz um favor ao próximo, mas também a si próprio.

Em Portugal realizam-se ações de solidariedade a favor dos carenciados em centros comerciais de várias cidades. Como a data se aproxima do início das aulas, as pessoas doam tradicionalmente material escolar ou fazem donativos monetários. Estas ações de voluntariado são organizadas por instituições como a Cáritas.

A reflexão sobre caridade deve considerar seu potencial emancipatório. A palavra “caridade” vem do latim caritas, que significa estimar, amar e demonstrar afeto, valores presentes tanto na assistência emergencial quanto no voluntariado estruturado. Programas corporativos bem planejados transformam o gesto de ajudar em legado, promovendo aprendizado, autonomia e desenvolvimento social contínuo, ampliando o alcance da solidariedade e fortalecendo o vínculo entre empresas e comunidades.

Caridade, segundo o Espiritismo, é o exercício do bem e do verdadeiro amor (puro, incondicional, sem interesse de qualquer recompensa) e ao mesmo tempo um dever de cada indivíduo para com os demais, em todas as circunstâncias. É, portanto, uma ação (a prática do sentimento de amor), indo além da interpretação que comumente se lhe atribui — de que seu escopo estaria restrito à benevolência material (esmola) ou ao sentimento de piedade em favor de alguém que esteja em situação de inferioridade em relação àquele que o pratica; a teorização basilar da interpretação espírita acerca da caridade parte do estudo da Lei de Justiça, amor e caridade, contido nas obras de Allan Kardec, especialmente em O Livro dos Espíritos e no capítulo XV de O Evangelho segundo o Espiritismo, cujo epíteto ‘Fora da Caridade não há salvação’ é tomado informalmente como uma espécie de lema ou slogan da Doutrina Espírita. Nesse contexto, a caridade se configura como a síntese de todo o Evangelho de Jesus e a mais sublime virtude moral que conduz o Espírito à perfeição espiritual.

Sobre Madre Tereza de Calcutá

Agnes Gonxha Bojaxhiu é o nome verdadeiro de Madre Teresa que nasceu no dia 27 de agosto de 1910 em Escópia, capital da Macedônia. Seus pais eram albaneses.

Em 1928, aos 18 anos, Madre Teresa entrou para a ordem religiosa Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, na Irlanda. Seu nome é uma homenagem à Santa Teresa de Lisieux, popularmente conhecida no Brasil como Santa Teresinha do Menino Jesus.

O nome Teresa foi adotado em 1931, quando a madre foi para a Índia, dando início à sua vida de missão humanitária.

Na Índia, Madre Teresa foi professora e onze anos após sua chegada, deixa o convento para fundar a congregação religiosa das Missionárias da Caridade. As primeiras a se juntarem a ela nesse trabalho foram suas antigas alunas.

A religiosa explica que tinha recebido o que ela denominou de um "chamado dentro do chamado". Ou seja: já tinha sido chamada à vida religiosa e agora, deveria redirecionar sua vocação para ajudar aos mais pobres.

Assim, foi morar nas favelas indianas e a partir da década de 50 trabalha na construção de locais de acolhimento, hospitais e escolas. Dedicou sua vida aos pobres, crianças e doentes.

Em virtude do trabalho humanitário desenvolvido, recebeu condecorações e títulos. Em 17 de outubro de 1979, foi congratulada com o Prêmio Nobel da Paz pela luta contra a pobreza.

Madre Teresa era amiga da Princesa Diana (1961-1997), que também ficou conhecida especialmente pelo seu trabalho humanitário.

Também o papa João Paulo II (1920-2005) visitou um dos seus abrigos e ficou cuidando dos doentes durante um dia. Nessa ocasião, Madre Teresa afirmou que aquele havia sido o "dia mais feliz de sua vida".

Atualmente, as Missionárias da Caridade estão presentes em mais de 133 países e somam 4500 membros em todo mundo.

Madre Teresa morreu em 5 de setembro de 1997, vítima de ataque cardíaco, em Calcutá. Tinha 87 anos e foi sepultada na Índia.

Dada sua importância, seu nome batizou hospitais, colégios e institutos. O filme "Madre Teresa", de Fabrizio Costa, que recebeu o Prêmio Camie em 2007, conta a sua história.

Canonização de Madre Teresa

Sua beatificação aconteceu em decorrência do reconhecimento do seu primeiro milagre. Em 2002, por intercessão de Madre Teresa, a indiana Monica Besra teria sido curada de um tumor abdominal.

Crítica à Madre Teresa

A canonização da madre é questionada não só em decorrência da confirmação dos possíveis milagres que teria realizado, mas também pelo comportamento que a religiosa teve ao longo de sua vida. Exemplo disso é a sua posição quanto ao controle da natalidade (do qual era contrária).

A forma como são conduzidos os trabalhos nos locais por ela fundados são outras das principais críticas feitas por aqueles que se opõem ao título concedido à madre.

Frases de Madre Teresa

 

 

 

Página:

https://caradaweb.com/noticia/-hoje/2025/09/05/dia-internacional-da-caridade/4224.html