Notícia | CaradaWeb - Dia da Língua Nacional

Plantão
É Hoje!

Dia da Língua Nacional

Publicado dia 21/05/2023 às 12h35min
O Dia da Língua Nacional é comemorado em 21 de maio.

21 de maio é o 141º dia do ano no calendário gregoriano (142º em anos bissextos) . Hoje é domingo, estamos na 20ª semana de 2023, é outono, 3º milênio, século XXI.Faltam 224 dias para acabar o ano. Estamos na lua nova. Quem nasce em 21 de maio é do signo de Touro.

Dia da Língua Nacional

Nesta data homenageamos o idioma oficial de uma determinada nação. No caso do Brasil, a língua nacional dos brasileiros é o português.

A língua portuguesa é falada no Brasil por influência dos portugueses, principais responsáveis pela colonização no país. Porém, o português falado pelos brasileiros é dotado de diversas variações derivadas de outros idiomas, como o Tupi-Guarani, por exemplo.

O Tupi foi uma das maiores nações indígenas do Brasil, quando os primeiros colonizadores europeus desembarcaram nas terras tupiniquins.

Além dos idiomas indígenas, a língua portuguesa brasileira também é sincretizada com idiomas dos povos africanos (como o ioruba, jejes e nagôs, por exemplo), que foram trazidos para o Brasil durante o período da escravidão.

A língua é fundamental para a comunicação e expressão de todos os aspectos que compõem os diferentes povos.

8 fatores que mostram a importância do Português no cotidiano

A linguagem humaniza o homem. Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. 

Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional. 

1. Expressão oral

A comunicação oral é a base das relações com outras pessoas. Logo, é essencial para a vida em sociedade. Falar de forma clara e objetiva permite elaborar argumentos e expor opiniões.

2. Leitura

A leitura é necessária para a maioria das atividades cotidianas. Boa parte das informações utilizadas no dia a dia é transmitida por meio da escrita. Portanto, saber formar palavras se torna indispensável.

3. Escrita

A escrita é exigida na escola, no vestibular e no mercado de trabalho. Essa competência é utilizada para deixar um bilhete, enviar um e-mail e desenvolver um projeto para a escola. 

4. Interpretação de texto

Entender o que está por trás dos códigos linguísticos é fundamental para adquirir repertório cultural. Refletir sobre o conteúdo de textos verbais e não verbais é muito importante para compreender livros, peças teatrais, músicas, filmes e pinturas. Saiba como interpretar um texto e confira dicas para desenvolver essa habilidade!

5. Estudo

O domínio da língua portuguesa contribui para ter um bom desempenho em todas as disciplinas. Saber ler, escrever e interpretar leva a bons resultados, inclusive em matérias que envolvem números.

6. Senso crítico

Aprimorando o conhecimento sobre a língua materna, você adquire a capacidade de questionar o mundo ao seu redor. Assim, será mais fácil emitir opiniões sobre assuntos complexos.

7. Criatividade

A habilidade de leitura amplia a imaginação. Visitando novos universos por meio das palavras, você aperfeiçoa o raciocínio lógico, a criatividade e o potencial de inovação.

8. Oportunidades de trabalho

Quem conhece a língua portuguesa se destaca no ambiente profissional. Para obter uma boa posição no mercado de trabalho, é imprescindível ter fluência na leitura, na escrita e na comunicação oral.

Percebeu como aprender a língua pátria será significativo para sua vida? O uso dos porquês, por exemplo, é um conhecimento básico mas que tem um importante impacto na hora de se comunicar.

Estudar em uma escola de Português tradicional e especializada te auxiliará a conquistar um futuro brilhante. Fale conosco!

 

 

Fonte: site a Cara da WEB/calendarr/Wikipédia/kumon.com.br

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Israel ataca alvos militares no Irã

19 de abril de 2024 às 13:51:10

Dia dos povos indígenas

19 de abril de 2024 às 08:49:01

Blogueira Teixeirense é presa em hotel de luxo

18 de abril de 2024 às 21:11:23

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br