Notícia | CaradaWeb - Dia Nacional do Forró

Plantão
É Hoje!

Dia Nacional do Forró

Publicado dia 13/12/2022 às 04h47min
As músicas são executadas tradicionalmente por trios instrumentais com acordeon (sanfona), zabumba e triângulo.

13 de dezembro é o 347.º dia do ano no calendário gregoriano (348.º em anos bissextos).  Hoje terça-feira, estamos na 49ª semana de 2022, é primavera, 3º milênio século XXI.Faltam 18 dias para acabar o ano.

Dia Nacional do Forró

Hoje, dia 13 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional do Forró, em homenagem a data de aniversário do grande mestre Luiz Gonzaga, nascido em Exu, no sertão de Pernambuco, em 1912. A data oficial foi instituída por iniciativa da então deputada federal Luiza Erundina, autora do projeto de lei sancionado em 2005.

Luiz Gonzaga

O Forró é uma manifestação cultural ou festa, originária do estado de Pernambuco e recorrente na região Nordeste do Brasil. O nome Forró é usado pra nomear um grupo de estilos musicais de origem nordestina, criados e disseminados Brasil afora por Luiz Gonzaga – o Rei do Baião – lá no início dos anos 50, do qual fazem parte o baião, o xaxado, o chamego, o coco, o xote e o pé-de-serra.

Uma das primeiras gravações que se tem registro é Forró de Mané Vito, de Gonzagão e Zé Dantas, em 1949. Já em 1958, explodiu a sua canção Forró no Escuro.

As músicas são executadas tradicionalmente por trios instrumentais com acordeon (sanfona), zabumba e triângulo. A dança do xote  – o famoso “dois pra lá e dois pra cá” – passou a acompanhar as músicas desse novo gênero e a ser chamada de dança do Forró.

Com o tempo, o forró foi ganhando espaço em todas as regiões do país e os músicos e bandas foram incorporando outros instrumentos ao gênero, como guitarra, bateria e baixo.

Embora muitos defendam a ideia de que o nome Forró vem da expressão em inglês “for all” (para todos), abrasileirada para se dizer que é uma “festa para todos”, estudiosos afirmam que a palavra deriva de “Forrobodó”, variante do vocábulo galego-português “Forbodó”, que quer dizer “baile popular” ou “festança”.

Além do seu grande representante Luiz Gonzaga outros nomes se destacam no gênero musical como Dominguinhos, Anastácia (considerada a Rainha do Forró), Jackson do Pandeiro, Almira Castilho, Marinês (conhecida como Rainha do Xaxado), Elba Ramalho, Sivuca, Genival Lacerda, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Gilberto Gil, Trio Nordestino, Trio Virgulino, Alcimar Monteiro, Flávio José, Jorge de Altinho, Targino Gondin, Maciel Melo, Wagner Rosa dentre outros.

Hoje também se comemora o dia do  Marinheiro, dia do Cego e de Santa Luzia.

Fonte: NovaBrasilFM

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br