Notícia | CaradaWeb - O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria

Plantão
Espiritualidade

O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria

Publicado dia 08/12/2022 às 06h00min
A maneira mais certa e o atalho mais curto para a honra é a barraca da humildade!

O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e antes da honra está a humildade.Provérbios 15:33

Quão importante é o temor do Senhor para a obtenção da sabedoria? A sabedoria é imprescindível! Você não consegue chegar perto da sabedoria sem temer a Deus (Jó 28:28). Quão importante é a humildade para se obter honra? Absolutamente essencial! Você não chegará à verdadeira honra sem ela (Pv 11:2; 16:18; 18:12; 29:23). Se você ama a sabedoria e busca o favor de Deus e dos homens, então aqui estão as regras para a sua vida. Humilhe-se diante de Deus e dos homens no temor de Deus.

Qual é o temor do Senhor? É um medo reverente por Ele e pelo Seu poder, um respeito profundo aos Seus mandamentos e às Suas leis, e uma consideração temerosa pela punição que Ele pode aplicar ao tolo. Não é um temor escravizante e desmoralizante que cause terror ou desespero. É um desejo fervoroso e santo de agradá-lo em todas as coisas e cumprir, o mais perto possível, o desejo Dele para a sua vida. É um reconhecimento sóbrio de que Ele é Deus e você é a Sua mera criatura.

A importância desses dois requisitos não pode ser sobre-estimada. Moisés ensinou o temor do Senhor (Dt 10:12), Josué também (Js 24:14), Samuel (ISm 12:14,20,24), Davi (Sl 34:9-11) e Salomão (Ec 12:13-14). Foi a conclusão da experimentação conclusiva de Salomão! É todo o dever do homem! O próprio alicerce da sabedoria exige o temor de Deus: sem ele você não consegue nem mesmo começar (Pv 1:7; 9:10; Sl 111:10).

A maneira mais certa e o atalho mais curto para a honra é a barraca da humildade! Desce antes que Deus e os homens o façam descer! Se você descer, Deus e os homens o elevarão! A lição é certa; a lei é infalível. Deus resiste ao soberbo, mas Ele ajuda os humildes! É o caminho Daquele que não pode tolerar o mau cheiro da confiança humana! José chegou ao trono através do mercado escravo e da prisão. Jesus alcançou o trono da glória por meio de uma manjedoura e pela cruz!

Moisés e Davi se tornaram pastores de uma nação depois de pastorear ovelhas numa grande obscuridade. Gideão e Jefté tinham pouco "pedigree" ou posição, mas Deus os colocou sobre o seu povo. Raabe e Rute foram estrangeiras desprezadas, uma era prostituta e outra uma viúva, mas ambas aparecem na linhagem de Jesus Cristo! Daniel e Ester se tornaram órfãos bem cedo e foram capturados por reinos pagãos, mas ambos ascenderam à mão direita do poder! Abigail disse que ela não era digna de lavar os pés dos servos de Davi, mas ele a escolheu para ser a sua esposa!

Quando você teme ao Senhor, você não teme o homem que corrompe o coração da maioria dos homens (Pv 29:25). Se a pressão dos seus pares não o incomoda e as ameaças não o intimidam, então você será proporcionalmente mais sábio pelo fato de não gastar os seus esforços mentais ou se comprometer moralmente com base naquilo que os outros possam pensar ou fazer. Você consegue entender esta sabedoria?

Quando você teme ao Senhor, você possui conhecimento, preceitos e princípios que os outros não têm - você tem a palavra de Deus para guiar os seus pensamentos e ações. O homem que teme a Deus treme diante da Sua palavra (Is 66:2). Até mesmo os pagãos conseguem reconhecer a grande vantagem da Bíblia (Dt 4:5-8; Sl 19:7; 111:10; 119:98-100).

Quando você teme ao Senhor, você se torna responsável diante de um Juiz mais alto do que qualquer autoridade humana. Os homens pecam facilmente quando o único risco é o desagrado ou a punição pelas mãos de outros homens, mas o temor de Deus traz as maiores motivações para que um homem faça escolhas sábias e retas. Foi esta realidade que guardou José da mulher de Potifar e a Davi de matar o rei Saul.

Quando você é humilde, você pensa antes de falar e você fala mansa e bondosamente, porque você conhece a tolice do seu coração e dos seus lábios. Tal cuidado e reserva traz respeito e honra, até mesmo de reis (Pv 15:1; 16:13; 17:27-28; 22:11). Agarre-se a isto!

Quando você é humilde, você se coloca abaixo de Deus e dos homens. Nessa posição Ele lhe dá graça e sabedoria. Nessa posição, Ele lhe vinga sobre os seus inimigos. Nessa posição, Ele o exalta acima dos outros, pois Ele moerá o orgulhoso e promoverá o humilde. Nessa posição, Ele sabe que em lhe exaltar isto não produzirá arrogância e a autoconfiança em você.

Aqui lhe foi mostrado leitor, o caminho da sabedoria e da honra. O abençoado Deus do céu inspirou estas palavras através do mais sábio e honrado rei na história. Você ama e teme o Deus do céu de todo o seu coração, sua mente, sua alma e o seu esforço? Se ainda não, desça agora e comece! Você odeia suficientemente o seu coração enganoso, seus lábios infernais e a sua carne fraca o suficiente para clamar a Deus que você está perdido? Se não, confesse sua arrogância e comece!

 

Fonte: LetGodBeTrue

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Descobrimento do Brasil

22 de abril de 2024 às 07:30:23

Senhor do Bonfim - BA: Já é São João

21 de abril de 2024 às 14:05:54

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br