Espiritualidade
Aquele que ama o prazer será um homem pobre.
A maioria gasta mais do que precisam gastar

Aquele que ama o prazer será um homem pobre; aquele que ama o vinho e o azeite não enriquecerá.
Provérbios 21:17
Uma maneira fácil de enriquecer é o de parar de gastar (Pv 21:20)! Não é o alto custo de vida que afeta as pessoas, mas o custo do alto nível de vida! A pessoa típica é aquela viciada a um estilo de vida extravagante que o mantém pobre e estressado. O prazer, o vinho e o azeite dos dias de Salomão é o lazer, os brinquedos e o comer fora dos nossos dias. Indivíduos, homens de negócios e a nação estão financeiramente doentes e morrendo em decorrência dos gastos excessivos.
A maioria gasta mais do que precisam gastar. Mas alguns homens anseiam pelo prazer e a luxúria e gastam a si mesmos até a pobreza. Essas pessoas estão sempre em dificuldades financeiras, mas nunca param de gastar sem necessidade. Elas estão convencidas de que merecem e precisam das coisas que compram. Elas serão sempre pobres. Apesar de que muitas pessoas assim têm uma receita adequada e melhor, elas gastam tudo e mais alguma coisa! As falências de todos os tipos estão aumentando!
Benjamim Franklin, um dos pais fundadores da América do Norte, resumiu o que Salomão dizia, "Um centavo economizado por dia é um centavo ganho." Reduzir os seus gastos é o mesmo que aumentar a sua receita. Se Benjamim estivesse escrevendo hoje, com uma taxa de imposto de renda marginal média de 28%, ele diria, "Um centavo economizado é 1,4 centavos ganho," refletindo o ganho do imposto de renda. Se você se perdeu neste cálculo, reduzir a despesa em R$ 1.000,00, é o mesmo que aumentar a sua renda em R$ 1.400,00.
Alguns homens vivem dentro de suas posses, mas a maioria, não. Na teoria econômica, o desejo de aumentar os gastos na medida em que a receita aumenta é a propensão em consumir. Na maior parte dos países do primeiro mundo, esta tendência geralmente excede a 100%. Em outras palavras os gastos aumentam com mais rapidez do que a Fonte: LetGodBeTrue