Notícia | CaradaWeb - Teixeira de Freitas - BA: Taxi da gestante é o mais novo serviço municipal

Plantão
Interior da Bahia

Teixeira de Freitas - BA: Taxi da gestante é o mais novo serviço municipal

Publicado dia 12/11/2022 às 07h33min | Atualizado dia 12/11/2022 às 07h36min
O Serviço é prestado nas Unidades Básicas de Saúde(UBS), até a Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) a partir de visitas pre-agendadas de gestantes.

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, implementa o taxi da gestante na rede de saúde do município. O intuito da Iniciativa é assegurar o acesso, a cobertura e a qualidade do acompanhamento durante o período gestacional.

O Serviço é prestado nas Unidades Básicas de Saúde(UBS), até  a Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) a partir de visitas pre-agendadas de gestantes a partir de 27 semanas de gestação, que são recebidas pela equipe do Serviço de Humanização e orientadas sobre o fluxo de atendimento na unidade, sendo apresentadas também às doulas- que fornecem informações necessárias sobre as fases do parto. O Horário de Funcionamento é das 7 às 11 horas, e das 13 às 17 horas.

O Taxi da Gestante também garante o deslocamento das gestantes atendidas na UBS que necessitam de avaliação obstétrica imediata após atendimento. Em caso de pacientes em trabalho de parto ativo, deve ser acionado o Serviço de Atendimento Movel de Urgência (SAMU) através do número 192 e pelo 3291-1551.

A administração pública atual busca cumprir com as diretrizes da Rede Cegonha(RC),  e a Rede de Assistência Materno Infantil (RAMI) estratégias governamentais instituidas em 2011 e 2022, respectivamente , que buscam estimular novos modelos de atenção materno-infantil, com o foco no acolhimento e no fortalecimento do vínculo dos usuários com os serviços de saúde. " Queremos trazer segurança e conforto às gestantes teixeirenses. Esse é um momento único na vida dessas mulheres, e o fortalecimento de serviços que promovam a qulidade de vida da mãe e do bebê é essencial", explica Gisele Alcântara, diretora da Linha de Cuidado da Saúde da Mulher 

 

Fonte: Sulbahia News/ foto Teixeira Urgente

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Descobrimento do Brasil

22 de abril de 2024 às 07:30:23

Senhor do Bonfim - BA: Já é São João

21 de abril de 2024 às 14:05:54

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br