Notícia | CaradaWeb - Corpo de subtenente morto pela PM é velado em Salvador

Plantão
Bahia

Corpo de subtenente morto pela PM é velado em Salvador

Publicado dia 29/09/2022 às 11h19min
Amigos, familiares e colegas de profissão participaram da cerimônia, ocorrida no cemitério Bosque da Paz, na capital. Prefeito ACM Neto esteve na despedida.

 Uma multidão acompanhou o enterro do subtenetente da Polícia Militar da Bahia Fabiano Fortuna e Silva, que foi baleado no estacionamento do Shopping Paralela, em Salvador, na quinta-feira (28). Familiares, amigos e colegas de profissão participaram da cerimônia, ocorrida na tarde desta sexta-feira (29), no cemitério Bosque da Paz, na capital. O prefeito ACM Neto também esteve na despedida.

A cerimônia de despedida ocorreu sob forte comoção. "Para nós, colegas, o sentimento é de perda de um familiar, é como se tivesse perdido um parente. Ainda mais da forma que foi, sem ter uma chance de defesa'', disse um PM que acompanhou o sepultamento.

O enterro foi realizado com honras militares. Já quase no final da cerimônia, em meio a multidão, ouviu um grito com pedido de justiça. "A resposta tem que ser dada", disse uma pessoa não identificada.

A vítima trabalhou recentemente na Assistência Militar da Prefeitura. O prefeito ACM Neto, que esteve no sepultamento, falou sobre essa relação. "Gostaria de dividir um pouco desse sofrimento com sua família e seus amigos. Nós tínhamos uma relação muito boa com Fortuna, que trabalhou alguns anos com nossa equipe. Ele era um cara do bem, e assim que soubemos da notícia ficamos consternados. A dor de sua família, amigos e colegas é também a dor de todos que trabalham na Prefeitura, inclusive a minha. Era um rapaz jovem e que ainda tinha muito por fazer, por construir, inclusive pela segurança pública da Bahia", lamentou.

Multidão acompanhou enterro do PM — Foto: Alex De Paula/ G1

Multidão acompanhou enterro do PM — Foto: Alex De Paula/ G1  

 Mais cedo, em entrevista à TV Bahia, a mãe do policial falou da dor de perde o único filho. Adelaide Fortuna contou que o subtenente recebeu as chaves do apartamento próprio essa semana e estava agilizando compras de itens para o imóvel.

Consternada, a mãe do PM pediu Justiça e disse que, agora, entende a dor da perda de outras mães. "Pouco antes [do crime], ele esteve em casa e saiu. Quando eu soube, ele já tinha sido baleado. Eu senti que ele não estava bem. Eu disse: 'Meu Deus, eu tenho certeza de que eu perdi meu filho'. É uma dor tão grande que eu espero que eu consiga superar. Agora entendo as mães que vejo nas reportagens que os filhos foram mortos por assalto. Só posso dizer a elas que estou tentando me recuperar", disse.

 

PM foi morto a tiros em tentativa de assalto — Foto: Reprodução/Facebook

 

O subtenente Fortuna, 40 anos, morreu no Hospital Roberto Santos após ser baleado no estacionamento do shopping. Informações iniciais da polícia dão conta que ele foi alvejado após reagir a uma abordagem de dois criminosos que estavam em uma mota. O PM também estava de moto e deixa o centro de compras quando foi baleado. Uma arma que estava com ele foi levada pelos bandidos. Até agora ninguém foi preso.

 Fortuna é 17º policial militar assassinado este ano, na Bahia. O policial tinha 19 anos a serviço da corporação. Fabiano era lotado na 9ª Companhia Independente de Polícia MIlitar (9ª CIPM).

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ainda não divulgou detalhes das investigações do crime, que estão à cargo da Força tarefa do órgão que investiga morte de policiais na Bahia. No entanto, a SSP antecipou que nenhuma hipótese está descartada. Uma delas é a de que o PM sofreu uma tentativa de assalto. Imagens de câmeras de segurança do shopping já foram entregues à polícia.

Ano passado, Fabiano participou de um curso de proteção de autoridades e posou ao lado do prefeito de Salvador, ACM Neto.

 Em nota divulgada ainda na quinta-feira, a PM lamentou a morte do policial. Equipes da Superintendência de Inteligência da SSP e do Departamento de Inteligência Policial da Polícia Civil também prestam apoio às investigações. “Lamentamos profundamente a perda de um dos nossos colegas e garantimos que todos os esforços estão sendo tomados para prender os autores deste ato covarde”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Em nota, o Shopping Paralela informou que a equipe de brigadistas do centro de compras prestou os primeiros socorros ao policial, que foi encaminhado para os devidos cuidados médicos no Hospital Roberto Santos.

Ainda em nota, o shopping diz que está à disposição das autoridades para ajudar no que for necessário para as investigações.

Policial foi enterrado no cemitério Bosque da Paz, em Salvador — Foto: Alex De Paula/ G1

Subtenente Fortuna é o 17º PM morto na Bahia este ano — Foto: Alex De Paula/ G1

 

Sepultamento do subtenente Fortuna teve honras militares — Foto: Alex De Paula/ G1Prefeito ACM esteve no sepultamento do subtenente Fortuna — Foto: Alex De Paula/ G1 Fotos: Alex De Paula/ G1 

 

 

Fonte: G1 Notícias

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Israel ataca alvos militares no Irã

19 de abril de 2024 às 13:51:10

Dia dos povos indígenas

19 de abril de 2024 às 08:49:01

Blogueira Teixeirense é presa em hotel de luxo

18 de abril de 2024 às 21:11:23

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br