Notícia | CaradaWeb - Senhor do Bonfim - BA: Homem tomba em confronto com a polícia militar

Plantão
Policial

Senhor do Bonfim - BA: Homem tomba em confronto com a polícia militar

Publicado dia 25/09/2022 às 15h01min | Atualizado dia 25/09/2022 às 16h07min
Os indivíduos ao perceberem a aproximação das viaturas, dispararam contra as mesmas

Na manhã deste domingo(25) aproximadamente às 07:00h  durante as intensificações do policiamento ostensivo, através da operação bairro-a-bairro, guarnições da CIPT-Norte efetuavam rondas no distrito de Igara, quando estavam  atravessando uma área marcada pelo tráfico de drogas, se depararam com indivíduos que, ao perceberem a aproximação das viaturas, dispararam contra as mesmas e em seguida se dispersaram em várias direções, sendo que um deles invadiu um imóvel e nele se homiziou-se. Diante da situação as guarnições montaram a célula tática e iniciaram a incursão, quando, em um dado momento, o indivíduo homiziado veio na direção dos policiais efetuando disparos o que gerou novo confronto e a queda do indivíduo, que foi imediatamente socorrido e levado para a UPA na sede do município,e, uma vez lá, foi constatado o óbito por parte do profissional de saúde.

O indivíduo foi identificado pelo vulgo "Néném" e é apontado como lider de uma facção criminosa no distrito de Igara.

Com o indivíduo foi encontrado um revolver calibre 38 com capacidade para cinco munições com quatro deflagradas e uma intácta além de  uma sacola contendo 73 pedras de uma substância análoga a crack.

Célula Tática, CQB militar CQB Policial. Entenda

As técnicas de combate em ambiente fechado, ou CQB, tem origem profunda nas Operações Especiais Militares. Desde que surgiram os grupos de Operações Especiais, durante a segunda grande guerra, americanos e britânicos idealizaram pequenos grupos de combate, para realizar missões consideradas impossíveis, para atuarem de forma individualizada e independente. Ao longo dos anos estes grupos desenvolveram técnicas especiais de combate, para todas as situações e terrenos, apenas com uma finalidade destruir instalações, linha de comunicações e suprimentos e principalmente, eliminar o inimigo.

          Ao longo da história estes grupos tornaram-se tão eficientes, quanto famosos. Já na década de 60, surgiu nos USA, a primeira unidade policial a adotar as técnicas de operações especiais, adaptadas ao confronto urbano, para situações especiais. Com o passar dos anos, no mundo inteiro os departamentos de policia passaram a criar e investir em seus grupos táticos e especiais, adotando as técnicas originadas na raiz militar.

          Devido a  diferença na ação, dos grupos policiais, as técnicas foram adaptadas, para a finalidade policial, até porque, tendo origem militar seus movimentos e finalidades era um só - eliminar o inimigo.  A técnica policial tem por finalidade a ação para prender o criminoso garantindo-lhe sempre a integridade dentro dos limites garantidos por lei.

        Portanto, em uma análise direta podemos dizer que as técnicas militares foram desenvolvidas para eliminar o inimigo, enquanto as técnicas policiais são para prender o criminoso. Por este motivo é que neste artigo pretendemos deixar bem claro a diferença na forma do procedimento de cada modalidade para essa e aquela finalidade.

          Tanto as técnicas de CQB Militar, como as do CQB Policial baseiam-se nos mesmos movimentos seguros criados, desenvolvidos e aprimorados, para o confronto aproximado, ou a extrema curta distância. Estar em frente a uma porta para invasão de um lugar hostil não é para qualquer um. Requer muito preparo e domínio das técnicas de confronto aproximado. O preparo psicológico para esta atividade somente se alcança com o treinamento exaustivo e uma boa dose de coragem.

        No CQB Militar foram desenvolvidas, tanto as formas de entrada Dinâmica, quanto as técnicas para entrada Tática ou Silenciosa. Neste artigo o que pretendemos tratar é exclusivamente quanto as técnicas de entrada Dinâmica, pois é neste ponto que encontramos a fundamental diferença entre ambas. Esta diferença baseia-se fundamentalmente em sua finalidade e objetivo, ou seja eliminar ou prender.

       A entrada Dinâmica se fundamenta em um Tripé: O Elemento Surpresa, Velocidade e a Técnica Empregada. Quando falamos em técnica militar estes três elementos podem variar, conforme a situação empregada. Já na técnica policial, a qual procura evitar o confronto, este tripé é indispensável e deve sempre ser preservado.

Entrada Dinâmica no CQB Militar:

            Durante o desenvolvimento do CQB Militar a técnica de entrada Dinâmica procura preservar o elemento surpresa, já a velocidade de progressão no interior do ambiente pode variar justamente para facilitar, ou dar maior segurança durante o confronto, para a tomada de pontos. Progredir de forma lenta esperando o confronto é característico das ações do CQB Militar, pois desta forma tem-se a possibilidade de avanço ou recuo.

           Mesmo após uma entrada explosiva ocasionando a perda do Elemento Surpresa, a velocidade da equipe pode variar e o movimento pode manter-se lento, mas continuo e sempre baseado, no fogo de proteção ou saturação de fogo contra o inimigo, pois a finalidade poderá ser eliminá-lo. Aliado a isso tem-se a opção do emprego de granadas e outros artefatos explosivos que facilitam e aumentam o poder destrutivo do grupo de entrada.

Entrada Dinâmica no CQB Policial.

    O CQB Policial possui características diferenciadas que devem ser observadas. Apesar de ser fundamentalmente diferentes na finalidade e objetivo, existem pontos que devem ser ressaltados e preservados. O objetivo do CQB Policial, seja para execução de mandados de Busca, Prisão e até mesmo para operações de Resgate de Reféns, constitucionalmente possui sempre o mesmo objetivo: Prender o criminoso.

          Em uma análise grotesca e superficial até pode se dizer que o CQB Policial é imensamente mais difícil de ser executado do que o militar, pois neste é só atirar e naquele temos que levar em consideração uma série de regramentos legais, para não incorrermos em crime de execução. Não é bem assim, pois na atualidade as guerras se desenvolvem em ambientes urbanos e as circunstâncias estão muito próximas umas das outras.

      Aquele Tripé que falamos anteriormente, Elemento Surpresa, Velocidade e a Técnica Empregada são fundamentais para a execução do CQB Policial, pois aqui procura-se evitar confronto. Neste cenário estes três fundamentos são indispensáveis para o sucesso de qualquer ação policial. O Grande fundamento da execução do CQB Policial é executar a ação visando não entrar em confronto com quem se busca, para isso nosso grande aliado é o Elemento Surpresa. Obviamente o Elemento Surpresa se esvai parcialmente, a partir do momento em que se rompe o obstáculo para ingresso, seja ele de forma mecânica ou manual. Uma vez perdido o Elemento Surpresa estaremos correndo contra o tempo. Uma das principais perguntas é: Quanto tempo temos para executar esta ação, após a perda do elemento surpresa?

         Estudos mostram que o ser humano ao ser acordado de forma abrupta durante o horário de seu sono mais profundo, que é alcançado, ao final da madrugada (segundo quarto de hora, das 04h as 06h), tende a levar em média 10 segundos, para entenderem o que esta acontecendo ao seu redor. O fato de os policiais arrombarem a porta e entrarem gritando "policia" e batendo os pés, com passadas firmes no chão, servem para o atordoamento de quem esta no interior do ambiente, deixando-o temporariamente confuso, até que alcance novamente a lucidez. Esta janela de tempo de 10 segundos propicia aos policiais, o tempo necessário para a tomada completa do ambiente. Por este motivo é que as policias executam seus mandados nas primeiras horas da manhã. Teoricamente o horário do sono mais profundo do ser humano. (em meu livro CQB CTTE explico bem esta passagem - recomendo a leitura)

        Sabedores destes detalhes isso nos propicia a elaboração de um planejamento quão mais perfeito e eficiente, para a execução de uma operação que envolvam ações de CQB Policial.

         Portanto, ai esta a grande diferença entre o CQB Militar e o CQB Policial, enquanto naquele, após o rompimento do obstáculo, para ingresso, a equipe se desloca de forma lenta e continua, para ter mais segurança durante um possível confronto, pois o responderá com violência e grande poder de fogo. Neste, a equipe após o rompimento do obstáculo procura deslocar com a maior velocidade possível (conceito de velocidade para grupos americanos - Ande tão depressa quanto tua cabeça possa acompanhar tuas pernas), no interior do ambiente, a fim de dominá-lo, no menor tempo possível (10 segundos), colocando uma célula tática em cada cômodo. Desta forma evitará o confronto, pois ainda estará sob os resquícios do Elemento Surpresa a seu favor.          

           Existe uma outra grande diferença entre a execução das técnicas de CQB Policial, quando se trata de seu emprego para o cumprimento de Mandados de Busca e Prisão e quando são executadas para Resgate de Reféns. Infelizmente muitos operadores experientes não sabem esta diferença. Acham que é tudo a mesma coisa, mas existe uma diferença fundamental na sua execução. Em meu livro de CQB CTTE abordamos este tema. Se desejas conhecer esta diferença recomendo a leitura.

 

 

 

Fonte: Ascom 6ºBPM-BA/ctte.com.br

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br