Notícia | CaradaWeb - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Necessidades Específicas

Plantão
É Hoje!

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Necessidades Específicas

Publicado dia 21/09/2022 às 02h18min | Atualizado dia 21/09/2022 às 08h53min
No dia 21 de setembroé celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Necessidades Específicas

21 de setembro é o 264.º dia do ano no calendário gregoriano (265.º em anos bissextos).  Hoje quarta-feira, estamos na 38ª semana de 2022, na primavera, 3º milênio século XXI.Faltam 101 dias para acabar o ano.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Necessidades Específicas

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Necessidades Específicas é celebrado em 21 de setembro no Brasil.

Oficialmente, esta data foi criada a partir da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, mas já era celebrada a nível extraoficial desde 1982. Seu objetivo é conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com necessidades específicas na sociedade.

O preconceito e a inacessibilidade pública também são dois pontos centrais a serem debatidos durante esta data, e que são responsáveis por produzir efeitos negativos na vida dessas pessoas.

dia da pessoa com deficiência

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Neccessidades Específicas foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD. Esse grupo debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.

O dia 21 de setembro também marca o início da Primavera no Hemisfério Sul, e é fazendo uma referência a esta estação que foi escolhida esta data como marco para celebrar a luta da pessoa com deficiência.

Isso porque o fenômeno da Primavera pode ser metaforicamente comparado ao renascimento e renovação da vida, assim como acontecem com as flores durante esta estação.

E, assim, as pessoas com deficiência são motivadas a lutarem pela construção de uma sociedade inclusiva, onde podem viver de forma igualitária e sem preconceitos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também institui a nível mundial o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro, desde 1992.

Na cidade Baiana de TEixeira de Freitas no extremo sul do estaso o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFbaiano realiza nesta data o evento intitulado InclusIF, convidando a comunidade para uma reflexão sobre o tema. Confira a matéria do site A Cara da WEB clicando agora no Link abaixo:

http://caradaweb.com/noticia/educacao/2022/09/21/teixeira-de-freitas--ba-ifbaiano-promove-evento-sobre-pessoas-com-necessidades-especiais/3230.html

 

Fonte: calendarr/Wikipédia/ASCOMIFbaianoTF

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br