Notícia | CaradaWeb - Dia do Índio

Plantão
É Hoje!

Dia do Índio

Publicado dia 19/04/2022 às 10h18min
Em 19 de abril é celebrado anualmente o Dia dos Povos Indígenas

19 de abril é o 109.º dia do ano no calendário gregoriano (110.º em anos bissextos).  Hoje terça-feira, estamos na 16ª semana de 2022 , 3º milênio século XXI.Faltam 256 para acabar o ano.

Dia do Índio é celebrado anualmente em 19 de abril no Brasil.

A escolha da data recorda a realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940 em Patzcuaro, México.

O objetivo deste congresso era reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos. Na ocasião, foi proposto que os países da América adotassem o dia 19 de abril como o Dia do índio.

Afinal, antes da chegada dos primeiros europeus em terras americanas, todos os países deste continente eram amplamente povoados por grandes nações indígenas.

Infelizmente, a ganância e a crueldade humana fizeram com que muitas tribos fossem totalmente dizimadas e grande parte da cultura indígena fosse esquecida.

No Brasil, a data foi oficializada através do Decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, e tem como objetivo mostrar à população brasileira o quanto o povo indígena contribuiu para a sua formação.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) para conscientizar os governos e população mundial sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas.

Breve reflexão

19 DE ABRIL, POR FAVOR NÃO COMEMORE O "DIA DO ÍNDIO".
  
A modificação etimológica já foi feita pelo Senado Federal em 2021 à pedido da Deputada Federal Joenia Wapichana, para "Dia dos povos indígenas do Brasil", uma luta de nossos parentes que por muitas décadas criticava a alcunha de serem nomeados geneticamente de "índios".  Apelido dado por Américo Vespucio quando achou está nas Índias. 
Pense nos povos indígenas, na diversidade das nações originárias dessa Terra Pindorama chamada Brasil.  Chame indígenas aldeados ou não aldeados para falarem de suas lutas atuais, de suas reivindicações sociais, políticas, de saúde e educação. Traga professores indígenas, ou pesquisadores sérios que tratam de documentos históricos resgatados do apagamento e silenciamentos seculares, mas não faça isso apenas nesta data. Busque tornar isso uma prática constante desse descobrimento pluricultural ainda imerso num analfabetismo.  
Ser indígena não é folclore, não é um mito genérico perdido na mata. São etnias, idiomas, múltiplas culturas e diferentes modos de ser, de sentir, de hábitos e costumes, artísticos e sagrados, que devem ser respeitados e reconhecidos como patrimônios próprios de cada povo. 
Por isso, o olhar para os povos indígenas deve ser ampliado e reflexivo, para evitar a manutenção dos esteriótipos coloniais e racistas que ofendem e desvalorizam a diversidade humana, antropológica e espiritual povos que há mais de 522 anos sofrem perseguiçoes e usurpaçoes de seus direitos humanos e de seus corpos e territórios.  
Busque também seguir as redes sociais de articulação nacional dos povos indígenas, como a @apiboficial, a @apoinme_brasil, a @coiabamazonia, a @anmigaorg, que são entidades sérias na luta contemporânea dos indígenas do Brasil.  

Aûîébeté ???????? 
Gratidão pela escuta e atenção. 
@evapotiguara 

 

Fonte: wikipédia/CalendarrBrasil

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Descobrimento do Brasil

22 de abril de 2024 às 07:30:23

Senhor do Bonfim - BA: Já é São João

21 de abril de 2024 às 14:05:54

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br