Notícia | CaradaWeb - Dia Mundial da Poesia

Plantão
É Hoje!

Dia Mundial da Poesia

Publicado dia 21/03/2022 às 07h25min | Atualizado dia 21/03/2022 às 09h09min
Dia Mundial da Poesia: Seis livros que levam o leitor para outro mundo

21 de março é o 80.º dia do ano no calendário gregoriano (81.º em anos bissextos). Estamos na 12ª semana de 2022 , 3º milênio século XXI.Faltam 285 para acabar o ano.

Dia Mundial da Poesia

Versos de forma e estilo próprios, capazes de dar voz a sentimentos, realidades e histórias. Isso é poesia, literalmente. O texto poético faz o leitor encontrar outros mundos e perspectivas a partir da sensibilização. Hoje (21/3), é o Dia Mundial da Poesia, e, por isso, elencamos seis obras para que amantes literários conheçam novos poemas.

A data foi criada na trigésima Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 16 de novembro de 1999. O propósito da celebração é promover leitura, escrita, publicação e ensino da poesia.

Poesia

A poesia se manifesta na voz de inúmeros poetas no decorrer da história da literatura

Poesia

A poesia é estruturada em versos e estrofes. Conforme o estilo e a época em que são compostos, podem ser livres ou metrificados. A poesia se manifesta na voz de inúmeros poetas na história da literatura. Entre os nomes brasileiros mais expoentes, constam Gonçalves Dias (Primeiros Cantos, 1847), Castro Alves (As Espumas Flutuantes, 1870) e Olavo Bilac (Poesias, 1888).

Moderna, a lista traz poemas com temas voltados ao amor, feminismo e cotidiano. Boa leitura!

A Teus Pés, por Ana Cristina Cesar | Editora Companhia das Letras

Desafiando o conceito de “literatura feminina”, a obra dissolve as fronteiras entre prosa, poesia e ensaio. 

Outros Jeitos de Usar a Boca, por Rupi Kaur | Editora Planeta

A obra traz experiências de violência, abuso, amor, perda e feminilidade. Assim, transporta o leitor para uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles.

Tudo Nela Brilha e Queima, por Ryane Leão | Editora Planeta

A poesia é a chance da autora de ser ela mesma diante de um mundo que tanto a silencia. A vez dela de ser crua, arma de combate, voz ecoada e dor transformada. Dessa maneira, a obra fala sobre amor, desapego, rotina, entre outros.

O Amor é Um Cão dos Diabos, por Charles Bukowski | Editora L&PM

O livro expõe as vísceras da realidade, revolve o cotidiano e, de onde nem se pensa que sairá um poema, brotam versos de pura genialidade; algo como um saxofone gemendo na noite fria.

Querem nos Calar, por Mel Duarte | Editora Planeta

O livro reúne poemas de 15 mulheres slammers de todas as regiões do Brasil. Os poetry slams chegaram ao país pelas mãos de Roberta Estrela D’Alva, em 2008, e são batalhas de poesia falada com temática livre, que tem como destaque temas como racismo, machismo e desigualdade social.

Poemas da Recordação, por Conceição Evaristo | Editora Malê

A obra traz uma rica visão poética emotiva e a tematização sentimental, social, familiar e religiosa. Com coragem, experiência, estilo bem definido e uso de intertextualidades, são enunciadas pela autora a pobreza, a fome, a dor e a “enganosa-esperança” de laçar o tempo.

 

 

 

 
 
Fonte: Metropole

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Israel ataca alvos militares no Irã

19 de abril de 2024 às 13:51:10

Dia dos povos indígenas

19 de abril de 2024 às 08:49:01

Blogueira Teixeirense é presa em hotel de luxo

18 de abril de 2024 às 21:11:23

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br