Notícia | CaradaWeb - Uma mulher no comando. Mais que um comando

Plantão
Mulher

Uma mulher no comando. Mais que um comando

Publicado dia 08/02/2022 às 13h32min | Atualizado dia 09/02/2022 às 11h29min
Por uma sociedade em que mulheres e meninas – metade da população do mundo – não sejam mais deixadas para trás

Uma mulher vivendo, hoje, em um país em desenvolvimento, certamente tem um futuro com mais oportunidades do que tiveram sua mãe e sua avó. Afinal, vários são os aspectos que estão melhores para as mulheres no século XXI. Mais garotas estão na escola do que nunca antes. A população está um pouco mais longe da miséria: entre 1995 e 2015, a porcentagem de pessoas vivendo em extrema pobreza caiu 26% no mundo. Neste mesmo período, a proporção de mulheres que se casaram quando crianças diminuiu 15%, de uma em cada quatro para aproximadamente uma em cada cinco. E a taxa global de mortalidade materna caiu 38% entre 2000 e 2017.

Ainda assim, quase meio bilhão de mulheres e meninas com 15 anos ou mais de idade são analfabetas. E mais meninas do que meninos estão fora da escola. A pobreza também tem rosto de mulher: entre os 25 e 34 anos, as mulheres têm 25% a mais de chance de viver em extrema pobreza do que os homens. Quanto ao casamento infantil, cerca de 12 milhões de meninas se casam antes dos 18 anos anualmente no mundo.

Ou seja, há bastante chão a ser trilhado no caminho para uma sociedade em que as disparidades de gênero deixem de existir. Uma sociedade em que mulheres e meninas – metade da população do mundo – não sejam mais deixadas para trás. 

Porém a despeito do preconceito encontramos exemplos de superação, enfrentamento e sucesso. Um desses exemplos é o da copiloto  Valéria  Faca que assumiu o comando do Boeing 737 MAX, com motor LEAP-1B da CFM International, envergadura MAX 7 33.6 m , em um vôo  com origem na capital baiana Salvador,  tendo como destino a cidade maravilhosa  Rio de Janeiro - RG. 

Cercada por um mar de comandos eletrônicos e mecânicos Valéria conduziu com maestria a imponente e possante aeronave ao seu destino proporcionando uma confortável e segura viagem aos passageiros e tripulantes. Mostranto capacidade e competência ao ocupar um lugar, considerado equivocadamente por alguns,  reservado para homens.

O Ator e escritor bonfinense Luciano Jatobá com diversos trabalhos realizados na Rede Globo de Televisão e autor do Dicionário da Língua  Baianesa com tradução para várias línguas,   foi passagenro nesse vôo  e não se conteve em verbalizar que foi uma grande honra em ser conduzido a tal altura e distância sob o comendo de Valéria.

Ator e escritor Luciano Jatobá que também é jornalista e a Copiloto Valéria Faca na cabine de comendo do Boeing 737-MAX

"  Foi uma viagem porreta!" afirmou Luciano Viajar na aeronave 737-MAX, que é considerada uma das mais seguras do mundo, com uma mulher no comando, a copiloto Valéria Faca, foi uma viagem porreta!"  Afirma o ator e escritor.

Da esquerda para a direita: Os comissários Marcos Paulo, Raquel Miranda, o ator e escritor Luciano Jatobá, Marcelo Lindosoe a copiloto Valéria Faca.

Luciano Jatobá, Comisário Marcelo Lindoso e Valéria Faca

A viagem  descrita acima realizada sob o comando da copiloto Valéria Faca tem um significado muito maior que um simples vôo, é um exemplo de superação feminino em uma sociedade que por vezes, se nega a aceitar que a mulher ocupe lugares e funções na sociedade por  preconceito, mas , como Valéria, e em muitos outros espaços a cada dia e há um bom tempo as mulheres têm sido vitoriosas no combate  a essa cultura preconceituosa e desumana e conquistado cada vez mais o seu digno lugar com profissionalismo e competência sem perder a ternura. Parabéns a todas as mulheres e homens que lutam por uma societade mais justa e igualitária pra todos e todas.

Dentre muitos outros exemplos confira as imagens de mulheres que, igual à Valéria,  fizeram e fazem a diferença:

 

 

 

 

 

Fonte: instituto aurora

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br