Notícia | CaradaWeb - Senhor do Bonfim - BA: Segurança Pública no Piemonte Norte do Itapicuru 2022

Plantão
Policial

Senhor do Bonfim - BA: Segurança Pública no Piemonte Norte do Itapicuru 2022

Publicado dia 27/01/2022 às 10h18min | Atualizado dia 27/01/2022 às 13h51min
Na pauta, foram apresentadas as operações, ações e estratégias a serem realizadas em conjunto pelas duas corporações, de combate a criminalidade nos municípios do Território Norte do Itapicuru em 2022

 

O Território Piemonte Norte do Itapicuru possui 9 municípios Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim. Abrange uma área de 13.766,68 km². Segundo dados do Censo Demográfico de 2010 (IBGE), a população do Território totalizava 262.870 habitantes, correspondendo a 1,87% da população estadual, e com densidade demográfica de 19,09 hab/km². Faz divisa com os Territórios Sertão do São Francisco, Piemonte da Diamantina e Sisal.

Insere-se no Bioma Caatinga e se caracteriza pelo clima semi-árido, com baixa incidência pluviométrica. Dos recursos hídricos, apenas o Rio Itapicuru faz o seu percurso no Território. Dentre as rodovias, a região é cortada pela BR-407 e pela Via Férrea RFFSA.

As atividades econômicas são voltadas para a pecuária, principalmente a criação de bovinos e caprinos, além da atividade de mineração. Há exploração do cobre na mina de Jaguarari e exploração das jazidas de Campo Formoso (esmeralda, mármore e cromita), além de fábricas de calçados implantadas em Senhor do Bonfim, que é o maior pólo regional, atraindo as demandas por serviços de saúde, educação, comércio de mercadorias e instituições financeiras.

A violência tem estado presente no território, além de outras ocorrências no útimo domingo(23) por exemplo a população da cidade de Senhor do Bonfim  foi vítima de um arrastão no centro da cidade ( confira agora a matéria completa no link abaixo):

http://caradaweb.com/noticia/sim/2022/01/24/senhor-do-bonfim--ba-arrasto-na-rua-jlio-silva-centro/2304.html

Com o intuido de prestar um melhor serviço ao território foi realizada na tarde da quarta feira 26 de janeiro, um reunião de alinhamento na sede da 19° Coordenadoria de Polícia Civil (Senhor do Bonfim), que contou com a presença do TC PM Jamerson (6° BPM), Delegado Atílio( coordenador regional), Maj. Ângelo (54 CIPM), Delegado Vigílio (delegado titular ), Maj. Cardeal , juntamente com o Cap. Lizandro e Cap. Neymar.

Na pauta, foram apresentadas as operações, ações e estratégias a serem realizadas em conjunto pelas duas corporações, de combate a criminalidade nos municípios do Território Norte do Itapicuru em 2022, com foco em Senhor do Bonfim e Campo Formoso, maiores cidades daquela região.

Já foram desenvolvidas ações diversas no sentido de melhorar a segurança pública no território , a exemplo disso temos a exitosa experiencia do projeto Proativo - Programa comunitário de Atividade Física, implantado em 2013 e hoje com 850 pessoas atendidas em suas quatro bases  Parque da cidade, Bonfim III, Alto da Maravilha, e casas Populares ( Bonfim II). O Projeto de autoria do Maj. PM Cardeal conduzido pelo mesmo com o poio do 6º Batalhão de Polícia Militar consiste na prática de atividade física com as pessoas das comunidades além de serviços como auferição de pressão arterial e glicemia.Totalmente voltado para a comunidade, o Proativo,  além de ter contribuido positivamente para a saúde e bem estar das pessoas atendidas representou um avanço na segurança pública.

 

Fonte: ASCOM 54 CIPM/SIPAC

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Descobrimento do Brasil

22 de abril de 2024 às 07:30:23

Senhor do Bonfim - BA: Já é São João

21 de abril de 2024 às 14:05:54

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br