Notícia | CaradaWeb - Teixeira de Freitas - BA: Confirmado 1º caso da varíola do macaco

Plantão
Saúde

Teixeira de Freitas - BA: Confirmado 1º caso da varíola do macaco

Publicado dia 28/08/2022 às 05h20min | Atualizado dia 28/08/2022 às 06h09min
Importante ressaltar que não existem vacinas e tratamentos específicos para a Monkeypox.

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, informou por meio de nota  a notificação do primeiro caso confirmado da nova varíola (Monkeypox) no município.

Trata -se de uma pessoa que se encontra clinicamente bem e já permanecia em isolamento domiciliar, sendo monitorada por equipes de saúde. Foram adotadas as medidas de barreira e monitoramento de contatos. 

Importante ressaltar que não existem vacinas e tratamentos específicos para a Monkeypox. Por isso, a prevenção e a identificação precoce são as ações mais recomendadas no momento. Confira aqui as medidas preventivas recomendadas pela Secretaria de Saúde.

O que é a varíola dos macacos?

É uma zoonose viral: uma doença que foi transmitida aos humanos a partir de um vírus que circula entre animais. Antes do atual surto, ocorria principalmente na África Central e Ocidental, sobretudo em regiões perto de florestas, pois os hospedeiros são roedores e macacos

Como a varíola dos macacos é transmitida?

varíola é transmitida de uma pessoa para outra por inalação de gotículas respiratórias ou, de forma menos eficiente, por contato direto. Vestuários ou roupas de cama contaminados também podem transmitir a infecção. A infecção é muito contagiosa durante os primeiros 7 a 10 dias após o aparecimento do exantema.

Como prevenir a varíola do macaco?

A maneira mais segura de se prevenir contra a varíola dos macacos é evitar o contato direto com pessoas contaminadas, lavar as mãos com água e sabão e recomenda-se o uso de máscara de proteção cobrindo nariz e boca

 

 

Fonte: ASCOM-PMTF/Google

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Valor de um artista

26 de abril de 2024 às 06:29:42

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br