Notícia | CaradaWeb - Teixeira de Freitas - BA: Cross Experience em alta

Plantão
Saúde

Teixeira de Freitas - BA: Cross Experience em alta

Publicado dia 11/08/2022 às 18h40min | Atualizado dia 13/08/2022 às 08h23min
Como os movimentos são variados e realizados em alta intensidade, a prática do Cross Experience promove melhora do condicionamento físico, ganho de massa muscular e garante mais força, resistência e definição muscular.

O  Cross Experience, Cross Training, HIIT (High Intensity Interval Training) Treinamento intervalado de alta intensidade é uma modalidade que tem como objetivo melhorar a capacidade desportiva, o condicionamento físico e o físico por meio da utilização de resistência funcional, que são acionados em movimentos semelhantes são realizados no dia dia, e aeróbicos, que são realizados como movimentos de resistência , reunindo diversos benefícios para a saúde.

Como os movimentos são variados e realizados em alta intensidade, uma prática de  Cross Experience promove a melhoria do condicionamento, ganho de massa muscular e mais força, resistência e definição muscular, de promoção da saúde do corpo e da mente, já que há produção e liberação de sentimentos constantes à consciência de bem-estar.

É realizado sob a orientação de um profissional devidamente qualificado, pois assim é possível que sejam percebidos como seguros do modo prático de evitar movimentações erradas e que possam resultar em erros. Além disso, se trata de um exame de alta intensidade, é que seja realizada uma avaliação médica antes de iniciar a prática para que seja avaliada como o estado geral de saúde da pessoa e, assim, possa ser selecionada se a pessoa está apta ou não para praticar o  Cross Experience.

Benefícios do Cross Experience

Os benefícios do  Cross Experience são devido aos exercícios realizados em alta intensidade sob orientação de um instrutor de crossfit qualificado, sendo os principais:

  • Melhora do condicionamento físico;
  • Maior capacidade cardiorrespiratória;
  • Diminuição do estresse e/ou ansiedade, promovendo sensação de bem-estar e aumento da auto-estima;
  • Fortalecimento e resistência muscular;
  • Tonificação dos músculos,
  • Ganho de massa magra e perda de gordura;
  • Previne lesões devido ao aumento da massa muscular;
  • Estimula o espírito de equipe, já que os treinos são realizados em grupo, permitindo o estímulo e incentivo entre as pessoas que realizam o mesmo treino.

Apesar de possuir diversos benefícios para a saúde, é importante o treino ser realizado seguindo as indicações do instrutor de  Cross Experience. Isso porque quando os movimentos são realizados sem orientação de instrutor, de forma errada ou com uma carga não apropriada para a pessoa, pode haver lesões musculares, uma vez que o músculo não é estimulado corretamente de modo a prevenir as lesões, além de poder haver comprometimento das articulações.

Os treinos de  Cross Experience duram em média 1 hora e normalmente são divididos em três partes:

  • Aquecimento, que corresponde à parte inicial do treino e que tem como objetivo aquecer os músculos e prepará-los para o treino que será realizado, prevenindo a ocorrência de lesões.
  • Alongamento dinâmico ou técnica, em que a movimentação de alguns exercícios são aperfeiçoados, sendo esse o momento em que deve haver a experimentação de cargas de modo a não haver comprometimento da técnica;
  • Workout of the day, popularmente conhecido como WOD, em que são realizados os exercícios anteriormente trabalhados, porém em uma intensidade maior e em um tempo pré-estabelecido. Esse é o momento em que a intensidade do treino é maior e que permite mais benefícios, pois o objetivo é realizar o treino determinado pelo instrutor, que consiste em várias séries dos exercícios realizados no momento da técnica, no menor tempo possível e com pouco ou nenhum intervalo entre os exercícios. 

É importante que o treino de  Cross Experience seja realizado sob orientação de um instrutor certificado para que os movimentos sejam realizados corretamente e na intensidade adequada para cada pessoa, evitando lesões musculares e/ ou articulares. Além disso, para ter o máximo de benefícios, é importante que a alimentação seja adequada ao tipo de atividade física realizada e gasto calórico, sendo recomendado que o plano alimentar seja feito por um nutricionista de acordo com as necessidades nutricionais da pessoa. 

Cross Experience em Teixeira de Freitas - BA

Na  cidade de de Teixeira de Freitas capital do extremo sul baiano o Cross Experience tem é hoje a modalidade da vez.
 A academia representa uma franquia com mais de 350 unidades em todo o território nacional. Em apenas 2 anos 4 unidades anunciaram em cidade, e já a inauguração em mais uma unidade em breve.
Um conceito totalmente bairrista.
"Nossa missão é promover saúde, transformar vidas e levar oportunidades",

Falou Amanda Siepierski, representante da academia.

Bibliografia

  • TIBANA, Ramires A.; SOUSA, Nuno Manuel F.  Os programas de condicionamento extremo são eficazes e seguros? Uma revisão narrativa de paradigmas e achados de pesquisa de métodos de treinamento funcional de alta intensidade . BMJ Open Sport Exercício Med. Volume 4. 2018
  • MEYER, Jena; MORRISON, Janet; ZUNIGA, Julie. Os Benefícios e Riscos do CrossFit: Uma Revisão Sistemática . Saúde e Segurança no Trabalho. Vol 65. 12 ed; 612-618, 2017
  • CLAUDINO, João Gustavo et al. Visão Geral do CrossFit: Revisão Sistemática e Meta-análise . Medicina Esportiva. Vol 11. 4ed; 2018
Fonte: Tua saúde/ASCOM Cross Experience

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Dia de Santa Bárbara

04 de dezembro de 2022 às 07:17:50

Porque o perverso é abominação ao SENHOR

03 de dezembro de 2022 às 09:05:53

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br