Notícia | CaradaWeb - Desintoxicação digital

Plantão
Saúde

Desintoxicação digital

Publicado dia 05/03/2023 às 19h18min | Atualizado dia 05/03/2023 às 19h26min
Especialistas explicam importância da desintoxicação digital

Às vezes é necessário dar um tempo do celular; também existe dia dedicado a reduzir o uso do telefone

Mesmo em nossos relacionamentos mais intensos acontece a necessidade de dar um passo para trás e dizer as palavras: “Preciso de mais espaço”.

Às vezes é dito a um parceiro romântico, às vezes a um amigo, mas em outras o sentimento é direcionado ao nosso celular.

Com tantas de nossas transações e interações diárias acontecendo em nossos telefones, pode parecer que o mundo passará por nós se os desligarmos ou sairmos, mesmo que seja por um minuto.

Uma pesquisa da Gallup, de 2022, revelou que 83% dos adultos dos Estados Unidos dizem que mantêm o smartphone perto deles quase o tempo todo durante as horas de vigília, e 64% admitem verificar o celular assim que acordam pela manhã.

Mas estar constantemente conectado não é sustentável. Pode chegar a hora de dizer chega!

Para a autora e jornalista científica Catherine Price, aquele “estalo” de revelação ocorreu logo após o nascimento de sua filha.

“Tinha momentos em que ficava acordado até tarde da noite. Tinha uma espécie de experiência extracorpórea, provavelmente por causa da privação de sono. E eu a via olhando para mim e então eu estava olhando para o meu telefone, e isso me devastou”, contou.

Então, ela começou a fazer uma das coisas que sabia melhor para lidar com o problema: pesquisar e escrever. O resultado é o livro “How to Break Up With Your Phone: The 30-Day Plan to Take Back Your Life” (Como terminar com seu telefone: o plano de 30 dias para tomar de volta sua vida, em tradução livre).

Quer você chame isso de “terminar com o telefone” ou de desintoxicação digital, não é fácil, mas é possível.

“Normalmente, não uso a palavra desintoxicação digital, porque, para mim, significa que você está tentando fazer uma pausa total na tecnologia por um longo período de tempo, o que não acho realmente realista para a maioria das pessoas”, explica Price.

“A ideia é que, se você terminar com um ser humano, não está dizendo que nunca mais vou namorar outro ser humano. Você só está dizendo que aquele relacionamento não era certo para você”, pontua.

“Espero que tenha um momento de auto-reflexão para avaliar o que foi bom e o que foi ruim e o que você gostaria no novo relacionamento”, destaca.

Se você sente a necessidade dar um tempo do seu telefone, você está em boa companhia. A mesma pesquisa da Gallup descobriu que 58% dos adultos acham que passam muito tempo em seus smartphones; entre as pessoas na faixa etária de 18 a 29 anos, esse número salta para 81%.

Existe até um dia dedicado a reduzir o uso do telefone: do pôr do sol do dia 3 de março até o pôr do sol de 4 de março, foi designado o Dia Global de Desconexão, um período de 24 horas em que telefones e outras telas são guardados e as pessoas são incentivadas a focar na vida real.

Como fazer um detox digital em 3 passos

Fazer um detox digital é uma ação que pode ser responsável por diversas mudanças na sua vida. Dentre elas, podemos citar maior produtividade, mais consciência do seu dia, foco e até mesmo mais motivação.

Recentemente, eu tirei 1 semana para ficar afastada das redes sociais e tive diversos benefícios. Os maiores com certeza foram:

– Redução no nível de ansiedade;
– Redução no nível de estresse;
– Mais tempo livre para fazer qualquer coisa que eu quisesse;
– Maior descanso;
– Maior criatividade e motivação no meu trabalho.

Como criadora de conteúdo, é de se esperar que eu fique muito tempo conectada, na maioria das vezes até mais tempo do que pessoas que não trabalham com internet. No entanto, depois de fazer esse detox e estar cada vez mais focada em reduzir o meu tempo no celular, percebi que sim, posso fazer o meu trabalho e mesmo assim passar pouco tempo nas redes.

Quem nunca se sentiu esgotado, como se não tivesse tempo para fazer nada? Muitas vezes você acredita que não tem tempo para ver aquela série que ama, para ler um livro ou mesmo para se exercitar. Porém…

Você já experimentou se desconectar para ver quanto tempo sobra no seu dia? Posso te garantir que pelo menos uma meia hora você vai ganhar, mas provavelmente, será muito mais do que isso!

Diante de todos esses benefícios que já citei aqui nesse post, hoje eu vou te ensinar como fazer um detox digital em 3 passos muito simples. Depois disso, certamente você vai se surpreender e vai tomar essa atitude mais vezes.

1. Baixe um app para controlar o seu tempo no celular

O primeiro passo é baixar um app que mostre quanto tempo você passa diariamente no celular. Para Android, eu particularmente gosto muito do QualityTime e sempre indico. Ele mostra também quantas vezes você desbloqueou a tela, quanto tempo você passou em cada aplicativo e um gráfico que permite a comparação entre os dias e semanas.

Para iOS, um dos mais conhecidos é o Moment, que tem funções similares ao anterior. Porém, o próprio iPhone já vem com a função “Tempo de Uso” nas configurações, que faz esse controle pra você. Basta habilitá-la nas configurações do celular.

2. Estabeleça uma meta diária de uso

Depois de baixar o seu app, estabeleça uma meta diária máxima para usar o seu celular. Você pode começar com 1 hora e ir reduzindo. 30 minutos parece bastante, mas é muito fácil se perder nas redes sociais e passar horas assistindo stories e vídeos sem perceber.

Estabeleça uma meta desafiadora e se comprometa a cumpri-la. Nada de dizer que não consegue, pois se você disser isso, não vai conseguir mesmo. Todos conseguimos. É tudo questão de prática para adquirir mais disciplina.

3. Tenha horários fixos para usar o celular

Por fim, você deve estabelecer em quais horários poderá usar o seu celular. Supondo que você estabeleceu uma meta de 30 minutos diários, pode distribuir 10 minutos para a manhã, 10 para o horário do almoço e 10 antes de dormir.

Quando você se planeja com antecedência, fica muito mais fácil cumprir o seu objetivo. Através de pequenas etapas, você vai atingir uma meta maior.

4. DICA BÔNUS

Uma dica bônus é tirar o seu celular de vista. Como o meu home office fica no meu quarto, é muito fácil se distrair com o celular por perto. Por isso, gosto de deixá-lo dentro do meu criado-mudo, e assim sequer consigo enxergá-lo.

Você também pode desligar a wi-fi ou o próprio celular, para dificultar o seu acesso a ele.

E depois disso é só iniciar o seu detox! Você certamente terá dias mais produtivos e tranquilos depois de fazer isso.

Quem sabe vira um novo hábito na sua rotina? ????

 

Fonte: Site Cara da WEB via CNN notícias/você produtiva

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br