Lua nova é a fase em que a Lua está posicionada em uma região da sua órbita que se localiza entre o Sol e a Terra, por isso, de acordo com a Astronomia, nessa fase a Lua está em conjunção com ambos.

A Lua continua recebendo a luz do Sol, mas a sua face iluminada não pode ser vista da Terra, já que o Sol está do lado oposto e, por isso, dificilmente podemos observar o nosso satélite natural a olho nu.

No Brasil e no restante do Hemisfério Sul, a Lua nova nasce juntamente com o Sol, em torno das 6h, e se põe ao mesmo tempo por volta das 18h.

A lua nova é utilizada por algumas civilizações para marcar o início dos seus calendários, como o calendário lunar, utilizado pelos muçulmanos, e o calendário lunissolar, utilizado pelos povos judeus, hindus, budistas e chineses.

O período sinódico, mês sinódico ou lunação corresponde ao tempo entre duas fases consecutivas iguais, ou seja, o tempo que leva para ocorrer duas luas novas é de aproximadamente 29,53 dias.

Após a lua nova, os dias vão passando e a Lua se posiciona mais a Leste do Sol e a face iluminada começa a ser observada no planeta, pois inicia a fase de quarto crescente, que corresponde a 50% da face iluminada da Lua vista da Terra.