Notícia | CaradaWeb - PM - BA inicia mudanças no uniforme da tropa

Plantão
Policial

PM - BA inicia mudanças no uniforme da tropa

Publicado dia 27/06/2022 às 21h19min
Entre as modificações, a padronização de coletes e quepes, o uso unificado do mesmo cinto, luva, sapato e platinas em diferentes uniformes.

A partir do dia 2 de Julho, com a representatividade da independência da Bahia, a Polícia Militar da Bahia começa a adotar as mudanças no uniforme de forma escalonada. As alterações são resultado de um trabalho minucioso de pesquisa desenvolvido pela Comissão Revisional Permanente do Regulamento de Uniformes da PMBA (RUPM), que considerou como eixos condutores a economicidade, funcionalidade, modernização e o respeito aos valores institucionais.

“Trabalhamos no sentido de identificar o que era preciso melhorar no padrão dos uniformes e peças complementares utilizadas pela instituição, considerando fatores importantes como economia através de maior disponibilidade no mercado e consequente melhor custo, redução de uma média de 45% de itens, a padronização que evita a variação de cores, a valorização e a facilitação para uso em diferentes atividades”, explica o coronel Muniz, presidente da Comissão Permanente do RUPM.

A portaria nº 086-CG/2022, que dispõe as alterações no Regulamento, foi publicada em Boletim Geral Ostensivo (BGO) de 14 de junho de 2022, onde estão descritas as datas para a mudança de forma escalonada. A partir do dia 2 de Julho os coronéis devem passar a usar os uniformes com as alterações. Para os demais oficiais e aspirantes-a-oficiais, a data será até o dia 31 de outubro. Para praças, até o dia 31 de janeiro de 2023. Em face ao tempo de adaptação, o prazo final fica estendido até o dia 1º de julho de 2023, que valerá como obrigatoriedade para toda a tropa.

Entre as modificações que enxugam os itens e custos estão à diminuição da quantidade de túnicas, a padronização de coletes e quepes, o uso unificado do mesmo cinto, luva, sapato e platinas em diferentes uniformes, além da padronização de uniformes para unidades diversas. Em relação à modernização, as mudanças fazem parte da renovação da imagem para os 200 anos da PMBA, que será celebrado em 2025.

“Com isso atingimos mais uma das metas do nosso comando. Teremos uma tropa com um melhor padrão estético e melhor uniformidade", conclui o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho.

Fonte: Tribuna da Bahia

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Dia do Pi

14 de maro de 2024 às 13:51:07

Dia internacional dos animais

14 de maro de 2024 às 13:34:26

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br