Notícia | CaradaWeb - Os rios do mundo estão mostrando "mudanças sem precedentes"

Plantão
Meio Ambiente

Os rios do mundo estão mostrando "mudanças sem precedentes"

Publicado dia 22/09/2022 às 16h31min
Uma pesquisa recente mostrou que barragens e represas e o uso da terra estão alterando os fluxos de sedimentos. O comportamento observado no Hemisfério Norte é muito diferente daquele observado no Hemisfério Sul. E quais são as projeções futuras?

O funcionamento dos rios é significativamente afetado pela quantidade de sedimentos que carregam e onde é depositada.

Os sedimentos dos rios, principalmente areia, lodo e argila, desempenham um papel ecológico crítico, fornecendo um habitat para organismos a jusante e em estuários. Também é importante para a vida humana, reabastecendo os solos agrícolas nas planícies de inundação com nutrientes e amortecendo o aumento do nível do mar devido às mudanças climáticas, trazendo areia para os deltas e costas.

Mas essas funções estão sob séria ameaça: nos últimos 40 anos, os humanos causaram mudanças sem precedentes e consequentes no transporte de sedimentos fluviais, segundo um estudo recente de Dartmouth publicado na Science.

Realidades diferentes nos Hemisférios

Usando imagens de satélite do programa conjunto Landsat do Serviço Geológico dos Estados Unidos e da NASA, e arquivos digitais de dados hidrológicos, os pesquisadores de Dartmouth examinaram as mudanças na quantidade de sedimentos que 414 dos maiores rios do mundo transportaram para os oceanos, desde 1984 a 2020.

“Nossos resultados contam uma história de dois hemisférios. O H. Norte viu reduções importantes no transporte de sedimentos fluviais nos últimos 40 anos, enquanto o H. Sul teve grandes aumentos no mesmo período”, diz o autor principal Evan Dethier.

Os seres humanos foram capazes de alterar os rios mais grandes do mundo a um ritmo sem precedentes no registro geológico recente.

As descobertas mostram que a construção massiva de represas no século XX no norte hidrológico global (América do Norte, Europa e Ásia) reduziu a entrega global de sedimentos em suspensão dos rios para os oceanos em 49% em relação às condições anteriores à represa. Essa redução ocorreu apesar dos aumentos significativos na entrega de sedimentos do sul hidrológico global (América do Sul, África e Oceania). Ali, o transporte de sedimentos aumentou em 36% de seus rios da região devido à mudança significativa no uso do solo.

Rio Maroni

As mudanças no transporte de sedimentos no H. Sul foram impulsionadas principalmente por mudanças intensivas no uso da terra, a maioria das quais está associada ao desmatamento. Exemplos notáveis incluem o registro na Malásia; mineração de ouro aluvial na América do Sul e África Subsaariana; mineração de areia em Bangladesh e na Índia; e plantações de palmeiras em grande parte da Oceania.

No H. Norte, a construção de barragens tem sido o principal agente de mudança dos rios nos últimos séculos.

Mudanças para os rios do Hemisfério Sul

Os resultados no H. Norte são surpreendentes e podem anunciar mudanças futuras para o H. Sul, já que o estudo informa que há mais de 300 barragens planejadas para grandes rios da América do Sul e Oceania. O rio Amazonas carrega mais sedimentos do que qualquer outro rio do mundo e é um dos principais alvos dessas barragens.

Dethier ressalta que, em muitos casos ao redor do mundo, os humanos desenvolveram indústria, agricultura, transporte, turismo e outras atividades ao redor dos rios, “mas quando a atividade humana interrompe repentinamente o funcionamento dos rios, pode ser difícil se adaptar em tempo real a tais choques”.

 

A forma como as represas retêm os sedimentos e como as práticas de uso da terra aumentam a erosão a jusante são princípios que os pesquisadores esperam que possam ser usados para ajudar nas tomadas de decisões de planejamento e nas políticas de gestão ambiental em zonas ribeirinhas e costeiras

Fonte: tempo.com

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br