Notícia | CaradaWeb - Solstício de inverno: É hoje. Entenda

Plantão
Meio Ambiente

Solstício de inverno: É hoje. Entenda

Publicado dia 21/06/2022 às 13h21min
Um evento astronômico ocorre nesta terça-feira (21) em todo o Brasil: o solstício de inverno

Um evento astronômico ocorre nesta terça-feira (21) em todo o Brasil: o solstício de inverno. Ele ocorre porque a Terra passa mais uma vez por esse marco, que anuncia a entrada do inverno no Hemisfério Sul e a do verão no Hemisfério Norte.

A data, além do horário de início e fim das estações, é definida por meio de cálculos astronômicos e não pela meteorologia. Abaixo, veja mais detalhes sobre o solstício de inverno e previsão do tempo.

O que é solstício de inverno?

O solstício é um evento astronômico ligado à inclinação da órbita da Terra em relação ao Sol. De acordo com a Nasa, essa inclinação influencia na quantidade de luz solar que cada metade do planeta recebe. Isso, por sua vez, causa as mudanças de estações.

No Brasil, é comum que o inverno seja um pouco mais brando em algumas regiões, enquanto outras contam com baixas temperaturas e chuva.

Veja a previsão para o inverno 2022 no Brasil:

Nordeste

O Nordeste contará com chuvas acima da média em toda a faixa próxima ao litoral, segundo o Inmet. O motivo é o fenômeno La Niña e o padrão de águas mais aquecidas próximo à costa.

As exceções são para o Oeste da Bahia e o Sul do do Piauí e Maranhão. Nos locais, as chuvas poderão ficar próximas da média. 

Sul

No Sul, a previsão é que a região tenha chuvas abaixo da média em sua grande parte. De acordo com o Inmet, a causa é o fenômeno La Niña.

No Oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e no extremo sul do Rio Grande do Sul, as chuvas devem ficar na média ou ligeiramente acima dela, segundo a previsão.

Sudeste

No Sudeste, as chuvas devem ficar próximas ou ligeiramente abaixo da média. Isso não descarta a possibilidade de ocorrência de chuvas próximas ao litoral da região, por causa da passagem de frentes frias, segundo o Inmet.

Norte

Para o Norte, a previsão é de chuvas acima da média, principalmente na faixa norte da região.

De acordo com o Inmet, há maior probabilidade de que as chuvas ocorram acima da média climatológica, principalmente sobre a faixa norte da região. As exceções são áreas do sul do Pará e do Tocantins, onde existe uma tendência de chuvas na média ou abaixo dela.

Centro-Oeste

A previsão é de chuvas dentro ou abaixo da média para a estação no Centro-Oeste. A exceção são para áreas pontuais no sudoeste de Mato Grosso do Sul e noroeste de Mato Grosso, onde pode haver chuva ligeiramente acima da média.

Além disso, a tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, segundo o Inmet. Os índices podem ficar abaixo de 30%, com mínimas abaixo de 20%.

Fonte: National Geografic/G!

Mais Populares

ÚLTIMAS Notícias

Eduardo Cardoso precisa do seu apoio

15 de abril de 2024 às 12:35:44

Abra seu coração

15 de abril de 2024 às 06:04:26

Fale Conosco

Senhor do Bonfim - BA
99144 - 8025 | | 991448025
lajatoba@yahoo.com.br